Uenf decide nesta quarta-feira rumos da greve
22/08/2017 22:32 - Atualizado em 23/08/2017 15:20
Em meio a crise, pagamento foi anunciado
Em meio a crise, pagamento foi anunciado / Folha da Manhã
Com os salários de maio, junho e julho regularizados, mas ainda sem receber o 13º referente ao ano de 2016, e a primeira parcela do 13º deste ano, os professores da Universidade Estadual do Norte Fluminense - Darcy Ribeiro (Uenf) participarão de uma nova assembleia, nesta quarta-feira, no auditório I da instituição. Em pauta, a discussão sobre os diagnósticos da crise e perspectiva de futuro próximo, além da continuidade da greve. Nesta terça-feira foi iniciada, na universidade, a sexta edição da Gincana Científico-Tecnológica da secretaria municipal de Educação.
Na semana passada, dentro da programação de comemoração dos 24 anos da Uenf, um bolo de aniversário, da Associação dos Docentes da Uenf (Aduenf), trazia a inscrição “Não tá Normal” como um alerta sobre os repasses para pagamento das terceirizadas, que garantem serviços como jardinagem, limpeza e segurança que ainda estão atrasados e impossibilitam o funcionamento da instituição.
Em entrevista à Folha da Manhã, assim que foi anunciado o leilão da folha de pagamento, a presidente da Aduenf, Luciane Silva, disse que a questão da segurança era um fator primordial a se observar, ao decidir o retorno das aulas. Ela lembrou o caso em que um aluno foi feito refém, dentro da instituição, durante um assalto. “Quem vai garantir a segurança dos alunos dentro do campus e também nas ruas próximas que são escuras?”, questionou a professora.
No início do ano, antes do decreto de greve, o reitor da Uenf, Luis Passoni já chamava a atenção para a dificuldade da instituição. “Estamos sem condições plenas de funcionamento já há muito tempo, e a situação vem piorando. Iniciamos a nossa gestão em janeiro de 2016. A gente tinha três meses de atraso em todas as contas”, disse o reitor em entrevista ao jornalista Aluysio Abreu Barbosa, em maio deste ano.
No site da Aduenf, foi informada a plenária que aconteceu na última segunda-feira, na unidade da Maracanã da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) com a associação de docentes da própria instituição, Aduerj, além da Universidade Estadual da Zona Oeste (Aduezo), Faetec, para decidir sobre os próximos passos da luta em defesa do ensino público, gratuito de excelência, além de anunciar o ato unificado desta quarta.
Educação municipal estimula a ciência
A Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) foi palco, nesta terça-feira, da sexta edição da Gincana Científico-Tecnológica da secretaria municipal de Educação. Cerca de 150 alunos de três unidades escolares participaram das atividades, que incluíram exposição de painéis e apresentações artísticas. O evento é uma preparação para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontecerá em outubro e terá como tema “A matemática está em tudo”.
Pela manhã, os estudantes, com idade entre 11 e 15 anos, das escolas municipais Elói Ornelas, Cláudio Almeida e Olga Linhares apresentaram experimentos desenvolvidos e analisaram pesquisadores conhecidos mundialmente, envolvendo a temática “A matemática está em tudo”. À tarde, os grupos apresentaram músicas compostas sobre o assunto, em um desfile com instrumentos criados com materiais reaproveitáveis. O objetivo do evento é incentivar produções científicas entre os alunos.
Ciência e Tecnologia em foco — Segundo Carla Sales, uma das coordenadoras de ciências da secretaria de Educação, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia acontece em todo o estado do Rio de Janeiro, em duas categorias: a primeira é “De portas abertas”, em que universidades abrem espaço para difusão de trabalhos científicos e tecnológicos; a segunda é “Ação integrada”, em que diversas instituições, inclusive empresas e escolas de rede pública e privada, se reúnem em um local para, também, difundir ciência e tecnologia.
— Isso é trazer ciência e tecnologia para a vivência das pessoas, para que elas possam enxergar, no seu cotidiano, que ambas fazem parte. Acreditamos muito na união do tripé ciência, tecnologia e inovação do ensino. Quando reunimos os três, temos grandes talentos despertados e transformações. Nosso objetivo é transformar os nossos alunos. E isso é proporcionado nesse evento — analisou Carla.
(D.A) (P.V)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS