Blindado do Bope participa de ronda noturna em área de conflito de Guarus
Victor de Azevedo 16/08/2018 20:15 - Atualizado em 17/08/2018 17:34
No dia em que a intervenção federal na segurança pública no Estado do Rio de Janeiro completou seis meses, Campos registrou mais um homicídio no subdistrito de Guarus. Em contrapartida, o prefeito Rafael Diniz apresentou às forças de segurança o Plano Municipal de Segurança Pública, elaborado pela superintendência de Paz e Defesa Social. À noite, por volta de 19h30, como parte das ações da intervenção federal no interior, o blindado do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), modelo Urutu, juntamente com viaturas da Polícia Militar, saiu da 2ª Companhia de Infantaria do Exército e participou de uma ronda noturna nas áreas consideradas de conflito em Campos. No último dia 9, Guarus recebeu a primeira operação do Comando Conjunto da Intervenção Federal no interior do Estado.
Além do blindado, que era guiado por um soldado do Exército, a operação contou com apoio de viaturas da Polícia Militar que ficaram em pontos estratégicos nos bairros. Durante a ação, várias abordagens foram feitas nos Parques Eldorado, Santa Rosa e Santa Clara. Até o momento em que a reportagem da Folha acompanhou a ação, ninguém tinha sido preso. Os bairros fazem parte da área que era conhecida como Faixa de Gaza, mas que diante da violência desenfreada está sendo comparada com a Síria.
Não é a primeira operação noturna realizada no subdistrito com a utilização do blindado. Em uma das ruas do Parque Santa Rosa, um dos moradores comentou: “toda noite é isso agora, caveirão fazendo ronda”. Apesar disso, algumas pessoas acompanhavam de perto a ação das forças de segurança e o semblante assustado de alguns corroborava com olhares atentos das crianças.
Em nota, a Polícia Militar informou que o 8º BPM recebeu o apoio de um dos novos veículos blindados cedidos pelas Forças Armadas à Polícia Militar para intensificar as ações no subdistrito de Guarus, um dos maiores do município. A nota afirmou, ainda, que “o veículo participará de operações pontuais orquestradas pela unidade. O tempo de atuação obedecerá às necessidades do planejamento operacional definido para a região e o roteiro seguirá critérios sigilosos e estratégicos, fundamentais para o sucesso das ações”.
A primeira megaoperação no interior do estado realizada em Guarus contou com 800 agentes do Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros Militar e das polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal, além da colaboração do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), onde 30 pessoas foram presas, entre flagrantes e cumprimento de mandados, e 100 casas de moradores que haviam sido expulsos foram retomadas.
Campos com Plano Municipal de Segurança
O prefeito Rafael Diniz apresentou, nesta quinta-feira, no auditório da Prefeitura, o Plano Municipal de Segurança aos representantes das forças de segurança das esferas federal e estadual. O projeto foi elaborado pela superintendência de Paz e Defesa Social.
Entre as medidas, está o aumento do número de câmeras de monitoramento na cidade de 22 para 90, até o final do ano, através do lançamento do projeto Campos Cidade + Segura, onde, em parceria com a comunidade, poderão ser alcançadas mais de 1000 câmeras. As medidas incluem ainda auxílio da GCM à PM no registro de ocorrências, aumento no Policiamento Comunitário, fortalecimento na Ronda Escolar, criação do Fundo de Segurança Pública, com um Conselho Municipal de Segurança, e um Sistema Único de Atendimento, com GPS nos veículos para monitoramento do sistema, entre outras medidas.
“Trata-se do resultado de um trabalho sério e meticuloso. Entendemos que não podemos pensar na segurança sem pensar na saúde, na educação e outros direitos fundamentais. E sabemos que a questão da violência não pode ser revertida de um dia para o outro. Mas é importante apresentarmos esse plano, com a humildade de quem quer trabalhar em conjunto com as demais forças de segurança, que conhecem muito mais sobre o assunto. Não podemos nos ausentar do processo”, afirmou o prefeito Rafael Diniz.
Município registra dia violento 
Os números da violência seguem aumentando em Campos. Depois de três homicídios registrados nessa quarta-feira (15), em um intervalo de menos de oito horas, mais uma pessoa foi morta nesta quinta em Guarus. Marcus Vinícius Silva Soares, de 26 anos, foi morto a tiros durante a madrugada, no Parque Aeroporto. Com este caso, subiu para 150 o número de pessoas assassinadas em Campos este ano, sendo oito no mês de agosto.
A vítima estava dentro de casa no momento em que a residência foi invadida por homens armados, que atiraram e fugiram. A PM esteve na região em busca de informações sobre o autor e motivação do crime, mas populares não souberam informar. O Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado, mas a vítima já estava sem vida no local. O corpo de Marcus Vinícius foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Campos e o caso é investigado na 146ª Delegacia de Polícia (Guarus).
Três homicídios - Na última quarta, os dois primeiros casos aconteceram no Parque Presidente Vargas, na área de Guarus. Izaías da Silva de Souza, de 46 anos, foi morto a tiros dentro de uma loja de ferragens na avenida Carmem Carneiro. Já Sanderson Rocha Coelho, de 19 anos, estava sentado na calçada, entre o cruzamento da rua Antônio de Castro com a avenida Zuza Mota, quando foi atingido por um tiro na cabeça. O terceiro caso ocorreu no Parque Califórnia. O jovem Nathan Monteiro Theodoro de Sá, de 20 anos, foi morto a tiros no quintal de casa, na rua Manoel Gomes Pinto.
Fotos: Isaías Fernandes
Vídeo: Victor Azevedo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS