Elizabeth Landim - Uma abordagem baseada em evidências para saúde e bem-estar
Elizabeth Landim - Atualizado em 15/07/2023 09:26
A medicina do estilo de vida é um campo emergente que se concentra no uso de intervenções baseadas no estilo de vida, como nutrição, fisioterapia, psicologia, atividade física e controle do estresse, para prevenir, tratar e reverter doenças crônicas.
As práticas do estilo de vida e hábitos relacionados à saúde estão entre os fatores determinantes mais importantes da saúde de uma população. Mudar hábitos nocivos é fundamental para o cuidado médico, prevenção de doenças e promoção da saúde. Com o aumento acentuado da ocorrência de doenças crônicas não transmissíveis, também denominadas de doenças relacionadas ao estilo de vida, como síndrome metabólica, diabetes cardíacas, obesidade, câncer, e muitas outras; fica evidente a necessidade de intervenções mais efetivas para modificar os hábitos que constituem as suas verdadeiras causas primárias: sedentarismo, dieta inadequada, estresse, ansiedade, depressão, insônia, tabagismo, isolamento social e comportamento abusivos.
Mova-se: atividade física regular e consistente para obter saúde e resiliência ideais. A atividade física regular e consistente é um componente essencial da medicina do estilo de vida saudável e é fundamental para a saúde e a resiliência em geral. O exercício ajuda a melhorar a saúde física e mental, a reduzir o risco de doenças crônicas e a promover a longevidade. Além disso, o exercício pode ajudar a melhorar o equilíbrio, a flexibilidade e a força, o que pode ajudar a reduzir o risco de quedas e fraturas. O exercício também pode ser usado como uma ferramenta para redução do estresse, sono aprimorado e estabilização do humor. A atividade física regular pode ser adaptada às necessidades e preferências individuais e deve fazer parte de um estilo de vida saudável em geral.
Gerenciar o estresse transforma a saúde e transforma a vida em uma abordagem abrangente, que se concentra em hábitos e comportamentos saudáveis. O estresse negativo pode ter um enorme impacto em nossa saúde física e mental e pode levar à ansiedade, à depressão e até à disfunção imunológica. Ao utilizar o estilo de vida saudável para gerenciar o estresse negativo, podemos diminuir esses efeitos negativos e levar a um melhor bem-estar. Isso inclui a utilização de modificações no estilo de vida, como exercício regular, alimentação saudável e sono adequado, além de técnicas de gerenciamento de estresse, como meditação consciente e relaxamento.
Durma bem, viva bem: desbloqueando os benefícios do sono para a saúde ideal. Fazer pequenas alterações em sua rotina diária pode ter um grande impacto na sua saúde e no bem-estar. Melhorar a qualidade do sono é um componente essencial para um estilo de vida saudável. O sono adequado pode melhorar a atenção, o humor, a resistência à insulina, reduzir a fome, a lentidão e muito mais.
Estudos demonstraram que o tabagismo aumenta o risco de desenvolver várias doenças crônicas, incluindo câncer, doenças cardiovasculares e doenças pulmonares obstrutivas crônicas, além de aumentar o risco de morte. Da mesma forma, o consumo excessivo de álcool pode levar a vários problemas de saúde, como cirrose hepática, e pode aumentar o risco de câncer e morte. A alimentação saudável nutre o corpo e satisfaz a mente! Muitos estudos demonstraram que uma dieta rica em frutas, vegetais, nozes, grãos integrais e legumes pode reduzir o risco de doenças crônicas, incluindo doenças cardíacas, diabetes e certos tipos de câncer.
* ELIZABETH LANDIM É VICE-DIRETORA DO CENSA E DO ISECENSA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS