MDB cogita Rosinha à disputa contra Carla Caputi
15/02/2024 12:44 - Atualizado em 16/02/2024 21:35
Rosinha Garotinho
Rosinha Garotinho / Divulgação
A ex-governadora do Rio e ex-prefeita de Campos, Rosinha Garotinho, poderá ser lançada como candidata à Prefeitura de São João da Barra pelo MDB. A informação foi divulgada pelo jornalista Ricardo Bruno do Agenda do Poder, na última quinta-feira (15). “Estou avaliando a possibilidade, sim, de me lançar”, disse Rosinha ao jornalista. Ela foi procurada pela Folha, mas não retornou. Até então, o nome da atual prefeita Carla Caputi (sem partido) era visto como a única candidatura possível, conforme foi abordado pelo jornalista Aluysio Abreu Barbosa no blog Opiniões, no último dia 1º. Mas, não é segredo as tentativas dos Garotinhos em busca de um nome em SJB, após a ex-prefeita sanjoanense e deputada estadual, Carla Machado (PT), transferir o título dela para Campos e passar a ser cogitada pelos Bacellar como possível candidata em oposição ao prefeito Wladimir Garotinho (PP).
Ao ser perguntado sobre a possível candidatura da mãe em SJB, o prefeito Wladimir Garotinho disse “desconhecer o assunto e que sua mãe sempre afirmou não querer mais participar da vida pública como candidata”.
Por outro lado, o presidente do MDB em Campos, Silvinho Martins, aliado dos Garotinhos, confirmou à Folha a movimentação do presidente estadual do partido, Washington Reis, pela candidatura de Rosinha. O vereador disse que o próprio Washington confirmou para ele a movimentação pela candidatura. Para Silvinho, o nome da ex-prefeita de Campos mexeria de forma significativa no atual tabuleiro político sanjoanense. “O nome família Garotinho tem um peso em SJB. Acho uma boa a possível candidatura de Rosinha lá e acho que vai entrar com chance. Tem várias nuances que podem ajudar nisso”, afirmou Silvinho, que esteve no Rio na última quinta participando de uma convenção do partido.
— O Washington Reis me confirmou que a Rosinha deve se filiar ao MDB no início de março em um evento organizado por ele e Garotinho em São João da Barra — completou Silvinho, não sabendo informar se Garotinho também vai se filiar a sigla.
A equipe de reportagem também entrou em contato com o marido de Rosinha, mas também não obteve retorno até o fechamento desta edição.
A postagem feita jornalista Ricardo Bruno também fala no ato previsto para SJB e diz que a repercussão da festa será medida em pesquisa na cidade dias após o evento. Mas além do levantamento da aceitação do nome, Rosinha também tem que vencer impedimentos eleitorais. No entanto, ela disse a Ricardo Bruno que vai conseguir derrubar a inelegibilidade nos próximos dias com o julgamento de recurso interposto no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). “Acho que vamos resolver isto rapidamente”.
No início de fevereiro, o jornalista Aluysio Abreu Barbosa fez uma postagem em seu blog falando sobre a possibilidade de Carla Caputi ser candidata única em SJB. O secretário estadual de Habitação e deputado estadual licenciado, Bruno Dauaire (União) já havia descartado se candidatar a prefeito de SJB. Enquanto o deputado federal sazonal Caio Vianna (PSD), após pesquisa interna posterior que confirmou o grande favoritismo de Caputi, também teria desistido de se aventurar, com apoio dos Garotinhos, à Prefeitura sanjoanense.
Porém, pelo que foi noticiado por Ricardo Bruno, o nome de Caio ainda não estaria totalmente descartado. “A família Garotinho, contudo, está dividida. O prefeito Wladimir prefere que a mãe não entre na disputa. A candidatura da ex-governadora implode o seu acordo político com o deputado federal Caio Viana, que seria lançado por ele na cidade vizinha”, escreveu.
As tentativas de reação dos Garotinhos em SJB vêm como resposta a um acordo costurado, ainda em agosto do ano passado, pela ex-prefeita e aliada de Caputi, Carla Machado, com o deputado e presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Bacellar (União). A articulação entre os dois teve reflexo na oposição sanjoanense com o esvaziamento do apoio dos Bacellar a uma possível candidatura a prefeito do vereador Elísio Rodrigues (PL). Inclusive, como noticiado pelo blog Opiniões, em uma reunião, no fim do ano passado, com o seu grupo político, Elísio Rodrigues revelou que tentará a reeleição à Câmara.
Assim como acontece com os Garotinhos em SJB, em Campos os Bacellar buscam um nome para fazer oposição na disputa de 6 de outubro. Mesmo impedida, inicialmente, de concorrer à Prefeitura de Campos neste ano, pela tese do prefeito itinerante, conforme entendimento do STF, Carla é constantemente colocada como uma alternativa na disputa contra o favoritismo do prefeito Wladimir.
Machado já comentou com a Folha, em reportagens anteriores, sobre o interesse de Anthony Garotinho no município que ela governou por quatro mandatos, e também a reação ao fato de ela ser cogitada em Campos. “Faz parte da política... Sempre estiveram (de olho em SJB) e sempre foram derrotados desde 2008”.
Em 1992, Garotinho lançou e venceu as eleições na cidade com o seu então secretário municipal de planejamento, Ranulfo Vidigal.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS