Datafolha aponta diferença de 18 pontos entre Lula e Bolsonaro no 1º turno
28/07/2022 18:57 - Atualizado em 28/07/2022 22:56
A mais recente pesquisa Datafolha para a corrida presidencial, divulgada na noite desta quinta-feira (28), mostra a manutenção do cenário da sondagem anterior, de junho, com a liderança do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 47% das intenções de voto, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 29%.

Na sequência, aparecem Ciro Gomes (PDT), com 8%; Simone Tebet (MDB), 2%; André Janones (Avante), Pablo Marçal (Pros) e Vera Lúcia (PSTU), todos com 1%.

Felipe D’Ávila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP), Eymael (DC), Luciano Bivar (União) e General Santos Cruz (Podemos) não pontuaram. Ao todo, 6% dos entrevistados disseram que votam em branco, nulo ou nenhum dos candidatos, enquanto 3% não sabem.
Encomendada pelo jornal Folha de S. Paulo ao custo de R$ 473.780,00 e com o registro no TSE de nº BR-01192/2022, o Datafolha entrevistou presencialmente 2.556 eleitores de todas as regiões do país, entre quarta-feira (27) e esta quinta, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%.
Geógrafo com especialização em Estatísticas do Setor Público, da População e do Território na Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence) do IBGE, William Passos destacou que, nos votos válidos, Lula chegou a 53%, o que lhe daria a vitória em primeiro turno, com 52%, e que há uma consolidação do cenário de polarização.
— Na última pesquisa divulgada antes do início da propaganda eleitoral, prevista para começar no dia 16 de agosto, Lula mantém, dentro da margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, a mesma vantagem apresentada na pesquisa anterior. No levantamento que acabou de ser divulgado pelo Datafolha, o ex-presidente soma 18% de vantagem no primeiro turno, alcançando os mesmos 47% das intenções de voto da pesquisa divulgada em 23 de junho, contra 29% de Bolsonaro, que oscilou um ponto percentual para cima. Isso significa consolidação da polarização entre Lula e Bolsonaro, com possibilidade, até o momento, de vitória de Lula no 1º turno. Nos votos válidos da pesquisa divulgada hoje, Lula atingiria 52% no 1º turno, o que garantiria a vitória do ex-presidente já no dia 2 de outubro. 
No cenário espontâneo, quando os entrevistados dizem em quem votariam sem que sejam apresentados os candidatos, Lula lidera com 38%, Bolsonaro tem 26%, Ciro chega a 3% e Tebet com 1%, enquanto os indecisos são 25%.
Segundo o Datafolha, Bolsonaro ganhou três pontos entre os que ganham até dois salários mínimos, mas Lula ainda possui ampla vantagem nesse estrato, com 54% contra 23% do presidente. O capitão também cresceu 6% entre as mulheres, chegando a 27% diante dos 46% do petista.
Por outro lado, o ex-presidente subiu na preferência de votos dos homens, passando de 44% para 48%, diante dos 32% de Bolsonaro.
Lula lidera no Nordeste (59%), contra 24% de Bolsonaro e no Sudeste (43% a 28%). No Norte, há empate técnico (41% para Lula e 39% para Bolsonaro).
Já entre os evangélicos, Bolsonaro mantém a liderança com 43% das intenções de voto, enquanto seu principal concorrente tem 33%.
Segundo turno
Em uma eventual disputa de segundo turno, Lula levaria vantagem, com 55% das intenções de voto contra 35% de Bolsonaro. Votos brancos e nulos são 7%, enquanto 2% dizem estar indecisos. 
Segundo o instituto, Lula vai melhor entre aqueles que chegaram até o ensino fundamental — 64% a 40%. Esse segmento representa 32% da população brasileira. O ex-presidente também tem melhor resultado entre os mais pobres, 63% a 29%, grupo que representa 53% dos entrevistados.
O Datafolha também analisou um eventual segundo turno entre Lula e Ciro Gomes. Neste caso, o ex-presidente tem 52% e o ex-ministro tem 33%.
No terceiro cenário verificado pelo instituto, entre Bolsonaro e Ciro, o ex-governador do Ceará aparece com 51% das intenções de votos. O atual presidente tem 37%.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS