Duas baleias mortas encontradas no litoral de SFI
28/07/2022 17:35 - Atualizado em 29/07/2022 15:10
Baleia aparece morta no litoral de SFI
Baleia aparece morta no litoral de SFI / Divulgação
Duas baleias e 11 tartarugas mortas apareceram no litoral de São Francisco de Itabapoana, nessa quarta e quinta-feira (28). As duas baleias eram da espécie Megaptera novaeangliae (Baleia-jubarte) e possuíam aproximadamente cinco e 14 metros de comprimento, sendo filhote e adulto, respectivamente. Entre as tartarugas registradas, 10 eram da espécie Chelonia mydas (Tartaruga-verde) e uma da espécie Caretta caretta (Tartaruga-cabeçuda).
De acordo com a Ambipar Response Fauna e Flor, as baleias-jubarte são animais altamente migratórios, que percorrem grandes distâncias regularmente para completar seu ciclo de vida. A população que se reproduz ao longo da costa brasileira migra anualmente para os mares antárticos para se alimentar durante o verão e retornam para nossas águas no inverno e primavera, principalmente entre os meses de julho e novembro.
“Os animais mortos, quando em estado de conservação apropriado, passam por procedimento de necropsia para investigação da causa de morte. A destinação de animais de grande porte, como as baleias, é responsabilidade das prefeituras municipais. O PMP-BC/ES apoia tecnicamente a destinação, que deve ocorrer prioritariamente para aterros sanitários, a fim de evitar a contaminação dos ambientes”, informou a Ambipar.
Ao encontrar um animal marinho encalhado, o PMP-BC/ES pode ser acionado pelos telefones 0800 039 5005 (ES) e 0800 026 2828 (RJ). A Ambipar Group adquiriu em 100% a CTA Serviços em Meio Ambiente Ltda, em julho/2022. E após a aquisição, a empresa passou a se chamar: Ambipar Response Fauna e Flora Ltda.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS