Biometria do eleitorado é iniciada em Campos
Rafael Khenaifes 16/04/2024 08:18 - Atualizado em 16/04/2024 18:53
Eleitores fazem a biometria
Eleitores fazem a biometria / Foto: Rodrigo Silveira
As cidades de Itaguaí, na Região Metropolitana, e Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, receberão guichês de atendimento da Justiça Eleitoral Itinerante de 16 a 18 de abril. A coleta dos dados biométricos é rápida e gratuita. Na hora do atendimento, basta apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência. Para saber se tem ou não a biometria cadastrada na Justiça Eleitoral, basta consultar no site do TRE-RJ.


Em Itaguaí, a ação tem como público-alvo os mais de 37 mil eleitoras e eleitores ainda sem as digitais cadastradas no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). Esse quantitativo representa 38% do eleitorado da cidade. A Justiça Eleitoral Itinerante estará com os guichês em funcionamento das 10h às 16h, no Ciep 368 - João Conceição Canuto, na Rua Professor Chico, nº 0, Santana.


Já em Campos dos Goytacazes, o atendimento será realizado no Boulevard Shopping Campos, na Avenida Doutor Sílvio Bastos Tavares, 330, Parque Rodoviário, das 11h às 17h. A cidade tem cerca de 120 mil eleitores(as) sem biometria, número que representa 32% do eleitorado total.


Eleitoras e eleitores têm até o dia 8 de maio, data do fechamento do cadastro eleitoral, para fazer a biometria, tirar primeira via do título de eleitor, regularizar a situação do documento ou alterar dados cadastrais. Para fazer a biometria ou requerer qualquer um dos serviços citados, basta comparecer a uma das 165 zonas eleitorais (cartórios) e 18 Centrais de Atendimento ao Eleitor (CAEs) do estado. Os postos de atendimento do TRE-RJ funcionam nos dias úteis, das 11h às 17h.


Pelo Disque TRE-RJ, no telefone (21) 3436-9000, eleitoras e eleitores podem tirar dúvidas sobre os serviços da Justiça Eleitoral, além de consultar a situação do seu título. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h.


Biometria


Com a biometria, na hora da votação, a eleitora ou o eleitor será identificado pela urna eletrônica por meio do reconhecimento de sua impressão digital. O sistema biométrico proporciona maior segurança ao processo eleitoral. As digitais coletadas garantem que cada pessoa seja única no Cadastro Eleitoral, afastando a possibilidade de um eleitor se passar por outro na hora de votar.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS