Especialistas comentam participação de Ziraldo em campanhas de prevenção da saúde
Rafael Khenaifes 09/04/2024 11:38
Ziraldo mudificou campanhas de prevenção da saúde
Ziraldo mudificou campanhas de prevenção da saúde / Foto Divulgação
Foi iniciada nesta semana um curso a distância do Programa Saber Saúde, sendo que as ilustrações feitas por Ziraldo na década de 1990 seguem nas aulas. A campanha é realizada pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), onde Ziraldo tinha parceria desde o ano de 1987, em uma campanha contra o fumo.
O Inca procurou Ziraldo, pois queria uma abordagem inovadora em uma campanha contra o cigarro. E foi isso que Ziraldo entregou. O trabalho logo foi reconhecido. Ainda em 1987, o cartunista foi premiado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) pela contribuição na campanha Tabaco ou Saúde.
Especialistas comentaram o assunto.
“Ele contribuiu muito, tanto para o controle do câncer quanto para o controle do tabagismo. Nós recebemos a notícia do falecimento dele com muita tristeza, porque todos temos um carinho grande por ele, pelo trabalho que sempre fez e essa parceria importante com o Inca. Seu legado vai ser, com certeza, eternizado”, diz a chefe da Divisão de Controle do Tabagismo e Outros Fatores de Risco (Conprev) do Inca, Maria José Domingues da Silva Giongo.
“Naquela época, as campanhas antitabagistas eram com caveiras, com revólveres, com uma coisa sempre associada à morte, à doença, à desgraça. E aí ele falou assim: ‘Olha, está tudo errado. O que vai mudar a maneira de as pessoas verem o hábito de fumar é o lado comportamental. Tem que colocar que é cafona fumar, que é careta, que é brega, que é de mau gosto. E aí ele falou: eu vou fazer essa campanha”, contou a secretária executiva da Comissão Nacional para a Implementação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (Conicq), Vera Luiza da Costa e Silva.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS