Alagamento em Santo Eduardo
/
César Ferreira - Secom Campos
A Prefeitura de Campos decretou situação de emergência nas áreas afetadas pelas chuvas intensas no último fim de semana. De acordo com o decreto, publicado em Diário Oficial suplementar na noite desta terça-feira (26), as fortes chuvas resultaram em um acumulado pluviométrico significativo, atingindo aproximadamente 300 mm em Campos. Especialmente na região norte do município, onde a situação foi mais crítica, foram registrados 236 mm, volume que equivale ao esperado para dois meses, em um período de apenas oito horas.
Segundo a publicação, o decreto terá validade por 180 dias, com possibilidade de prorrogação, se necessário, visando a segurança e o bem-estar da população local.
Em resposta aos danos causados, o prefeito decretou a mobilização de todos os órgãos municipais, sob a coordenação da secretaria municipal de Defesa Civil, para atuarem nas ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução.
Além disso, está autorizada a convocação de voluntários e a realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada, entre outras medidas.