Pastor evangélico morre com suspeita de dengue em Campos
Éder Souza 18/03/2024 15:45 - Atualizado em 18/03/2024 19:38
Pastor Elizeu Souza
Pastor Elizeu Souza / Foto: Reprodução

Um pastor evangélico morreu com suspeita de dengue no último sábado (16) no Hospital São José, na Baixada Campista. Elizeu Souza, de 64 anos, deu entrada na unidade de saúde no sábado e morreu no mesmo dia. A Secretaria de Saúde do município informou que iniciou as investigações sobre o óbito e encaminhou amostras para exames laboratoriais ao Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (LACEN/RJ). A pasta ainda esclareceu que, até o momento, não há nenhuma morte por dengue confirmada na cidade.

“É importante esclarecer que o Setor de Vigilância Epidemiológica necessita de um prazo variável de tempo para o encerramento de casos de doenças infecciosas. As variáveis que influenciam nesses casos são realização de exames laboratoriais, alguns extremamente complexos que demandam um tempo maior, tempo para investigação epidemiológica do paciente e possíveis contatos, e, por fim, o contato direto com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) que também colabora com as investigações. Por esses motivos, a resposta muitas vezes não é imediata ou os dados são em tempo real”, disse a Secretaria Municipal de Saúde.

O pastor Elizeu Souza era dirigente da igreja Assembleia de Deus - Ministério Madureira de Donana, também na Baixada Campista, que publicou nas redes sociais o comunicado sobre o falecimento. A publicação recebeu centenas de comentários de fiéis lamentando a morte do pastor.         
 
Pastor Elizeu morreu no sábado (16)
Pastor Elizeu morreu no sábado (16) / Foto: Reprodução redes socias
                                                                                                                                                                                                                                          

Também nas redes sociais, o pastor presidente da congregação, Paulo Arêas, lamentou a morte de Elizeu.
Volta, minha alma, a teu repouso, pois o SENHOR te fez bem". Salmos 116:7

“O nosso querido irmão Pastor Elizeu Souza descansa em paz. O Senhor o chamou para Sua presença. Logo soará a trombeta final da vitória, então veremos a nosso querido irmão e amigo juntamente com os nossos entes queridos, que a mão cruel da morte arrebatou. Uma semente não morre jamais. Será transformada em frutos de paz. Assim é a vida do crente fiel. Plantada na terra ressurge nos céus. A paz do Senhor”, disse o pastor. 
Campos tem 4.441 casos de dengue notificados
A Prefeitura de Campos, através da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou, nesta segunda-feira (18), a atualização dos casos de dengue e outras arboviroses registrados até a 11ª Semana Epidemiológica de 2024, que compreende os meses de janeiro, fevereiro e de 1º a 16 de março. De acordo com a base de dados monitorados pela Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SUBVS), foram registradas 4.441 notificações para dengue, entre confirmação laboratorial e clínico epidemiológico. Já chikungunya foram 117. Não há registro de zika.
Na estratificação mensal, os casos de dengue ficaram assim: em janeiro foram 838; fevereiro 2.413 e, em março, até o momento, 1.190. Para chikungunya foram 46 casos em janeiro, 48 em fevereiro e 26 em março.

O município decretou epidemia no dia 1º de março em virtude do aumento contínuo do número de notificações das doenças. A partir do decreto, foram estabelecidas novas medidas de enfrentamento e combate à doença, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

Também foi criado Gabinete de Crise da Dengue e outras Arboviroses, com reuniões quinzenais, sempre às quartas-feiras, às 9h, com transmissão online e serão convocadas pelo Diário Oficial do Município. A próxima reunião está prevista para o dia 20 de março.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS