Campos tem quase 3 mil casos de dengue e Saúde reforça descentralização de atendimentos
Éder Souza - Atualizado em 13/03/2024 10:07
CRD recebe alta demanda de casos suspeitos e confirmados de dengue
CRD recebe alta demanda de casos suspeitos e confirmados de dengue / Folha da Manhã
Campos chegou a marca de quase 3 mil casos de dengue em 2024. Os dados preocupantes foram divulgados na segunda-feira (11) pelo município, que vive uma epidemia da doença. De acordo com a Secretaria de Saúde, até a 10ª Semana Epidemiológica, que compreende os meses de janeiro, fevereiro e de 1º a 9 de março, foram registrados 2.935 casos de dengue, entre confirmação laboratorial e clínico epidemiológico. Já chikungunya foram 90 casos. Não há registro de zika.

Com isso, a Saúde voltou a reforçar a descentralização do atendimento aos pacientes com sintomas da doença, que vem acontecendo desde janeiro. A orientação dada é para que as pessoas com sintomas leves procurem as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) mais próximas de seu bairro. O objetivo é desafogar o Centro de Referência da Dengue (CRD), que fica anexo ao Hospital Plantadores de Cana, e que tem ficado lotado. Além disso, fornecer assistência mais rápida e aumentar o conforto da população.

De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde, o infectologista Rodrigo Carneiro, os pacientes podem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de sua região caso apresentem sintomas. “Pessoas com febre repentina, usualmente entre dois e sete dias de duração; dores no corpo, nas articulações, atrás dos olhos e na cabeça; náuseas e vômitos, para que recebam as primeiras orientações. Já as Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) estão preparadas para atender pacientes com essa sintomatologia e, caso haja persistência dos vômitos e aparecimento de petéquias (pintinhas avermelhadas pelo corpo), prova do laço positiva, leucopenia ou que tenham doenças crônicas pré-existentes, a fim de iniciar a hidratação venosa e coleta de exames, se necessário” informou o médico.

Dados por mês
Na estratificação mensal, os casos de dengue ficaram assim: em janeiro foram 785; fevereiro 1.878 e, em março, até o momento, 272. Para chikungunya foram 45 casos em janeiro, 42 em fevereiro e 3 em março.

Campos decretou epidemia no dia 1º de março em virtude do aumento contínuo do número de notificações das doenças. A partir do decreto, foram estabelecidas novas medidas de enfrentamento e combate à patologia, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS