Defesa Civil de Itaperuna alerta para volume de chuvas e ventos fortes até quinta-feira
Dora Paula Paes - Atualizado em 06/03/2024 16:22
 
Situação em Itaperuna é preocupante
Situação em Itaperuna é preocupante / Footo: Divulgação
A Secretaria Municipal de Segurança, Proteção e Defesa Civil de Itaperuna alerta para a previsão de chuvas e ventos intensos, no município, entre esta quarta-feira (6) e amanhã, quinta-feira (7). O alerta é para um volume de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100mm/dia e ventos entre 60 e 100km/h, podendo ocorrer queda de galhos de árvores, alagamentos e corte de energia elétrica, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. A Caixa Econômica Federal também já começou a liberar o FGTS para a população atingida pelo vendaval no município, no dia 26 de dezembro do ano passado.

"Orientamos a todos os moradores das áreas de risco que fiquem atentos às informações e, caso necessário, busquem um lugar seguro para ficarem, nesse período", diz o informe da Defesa Civil.

A população pode acionar a equipe da Defesa Civil,de sobreaviso, atendendo 24 horas por dia pelo telefone (22)3824-6334, apenas whatsapp. O morador também pode se cadastrar através do SMS pelo número 44199, colocando o CEP da cidade. Dessa forma receberá alertas climáticos da Defesa Civil Estadual.
Afetados pelo último vendaval - Na segunda-feira (4), a Secretaria de Defesa Civil de Itaperuna informou que a Caixa Econômica Federal começou a liberar o benefício de calamidade pública, o saque FGTS. Por exigência da agência bancária, o período para realizar o saque vai até o dia 28 de março, sem possibilidade de prorrogação do prazo. O valor para saque é de até R$6.220,00 (seis mil e duzentos e vinte reais).
O saque é para apenas os moradores atingidos pelo vendaval que aconteceu no município, no dia 26 de dezembro de 2023, e que informaram sobre os danos nos Cras (Centro de Referência da Assistência Social e tiveram esses danos confirmados pela Defesa Civil. O morador deve solicitar o saque do FGTS por motivo de calamidade pública, decretada pelo município, exclusivamente pelo aplicativo FGTS da Caixa Econômica Federal. Não é necessário comparecer à sede da Defesa Civil ou agência bancária.
Com informações da Secom Itaperuna
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS