Campos tem 25 casos de HIV e 24 de sífilis confirmados só em janeiro
12/02/2024 09:32 - Atualizado em 12/02/2024 09:36
Divulgação/Secom Campos
Com o Carnaval cresce o alerta para o risco de transmissão das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), que continuam com uma alta prevalência em todo território nacional. Em Campos e na região ocorre uma alta transmissão dessas infecções, principalmente o vírus HIV e a bactéria causadora da sífilis. Foram confirmados 25 casos de HIV e 24 de sífilis em janeiro de 2024.
O principal fator de risco para a ocorrência das ISTs continua sendo o sexo desprotegido. Em períodos de festas prolongadas, como o Carnaval, e que tradicionalmente há uma maior exposição por contato pessoal, é comum que tenha maior transmissão dessas doenças, entretanto, essa realidade pode ser mudada com o uso do preservativo, que pode ser retirado gratuitamente em vários pontos de distribuição na cidade.

O diretor de Vigilância em Saúde, o infectologista Rodrigo Carneiro, orienta a população sobre como proceder em caso de suspeita de ter contraído alguma IST. “Caso durante o Carnaval os indivíduos tenham contato sexual desprotegido, devem procurar imediatamente o Centro de Doenças Infecto-Parasitárias (CDIP) para fazer a testagem. As pessoas também podem procurar as Unidades Pré-Hospitalares (UPHs), que estão capacitadas para fazer o acolhimento inicial de quem se expôs inadvertidamente”, informou Rodrigo.

Para diagnóstico do vírus HIV, Hepatite B, Hepatite C e Sífilis, são disponibilizados gratuitamente pela Prefeitura exames chamados testes rápidos, cujos resultados ficam prontos imediatamente. Para realização desses testes, o interessado deve procurar o CDIP, que funciona na Rua Conselheiro Otaviano, 241, no Centro, das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, ou agendar o teste na Unidade Básica de Saúde (UBS) de sua preferência pelo site da Prefeitura

ÚLTIMAS NOTÍCIAS