Vacinação contra a Covid-19 completa três anos em Campos
19/01/2024 09:31 - Atualizado em 19/01/2024 09:31
Vacinação contra a Covid-19
Vacinação contra a Covid-19 / Foto: Divulgação
Nesta sexta-feira (19) comemora-se três anos do início da vacinação, em Campos, contra o vírus Sars-cov-2, que causa a Covid-19. O diretor de Vigilância em Saúde, o infectologista Rodrigo Carneiro, destaca o papel fundamental da Prefeitura, por meio da secretaria de Saúde, que se empenhou em fornecer vacinas para toda a população, alcançando bons níveis de cobertura para a primeira e segunda doses.

O médico comemora o sucesso da imunização no município, mas também enfatiza a necessidade de doses adicionais, especialmente da vacina bivalente, para proteger contra novas cepas circulantes e evitar casos graves, internações em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e óbitos.

“Foi somente por causa da vacina que conseguimos conter a disseminação do coronavírus no município. Campos atingiu boas coberturas vacinais e isso foi importante para evitar que quadros graves aparecessem. É uma data a ser comemorada, porque certamente salvamos muitas vidas, mas que serve também de alerta para a informação de que o coronavírus continua circulando. Portanto, reforço a importância das vacinas de segunda geração para que não tenhamos o risco de retorno de casos graves da doença”.

O enfermeiro André Luiz Gomes de Oliveira, que trabalha na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral de Guarus (HGG), fala com emoção por ter sido o primeiro munícipe a receber a dose do imunizante, à época, a CoronaVac. Na oportunidade, foram vacinadas, na primeira etapa, 5.401 pessoas dos grupos prioritários, que consistiam nos profissionais de saúde.

Para ele, além da emoção veio o alívio e a felicidade em saber que, a partir daquele momento, seus familiares e a população iriam estar protegidos. “Três anos após a pandemia, e a vida reestabelecida à normalidade. Ficamos com a lição de cuidar da saúde e, principalmente, quanto ao profissional da saúde, levar o conhecimento desses cuidados de proteção a todas as pessoas”, disse o enfermeiro que atua no HGG desde a sua inauguração, há 21 anos.

Boletim — Desde o início da pandemia até 31 de dezembro, foram confirmados 64.827 casos da doença no município, sendo 1.899 óbitos. Quanto ao total de doses aplicadas, são: primeira dose, 419.628; segunda dose, 369.616; terceira dose, 229.010; quarta dose, 104.070; reforço Bivalente, 54.537; segunda dose bivalente, 475; dose única, 10.650.

Já nos primeiros 15 dias deste ano, foram aplicadas: primeira dose, 162; segunda dose, 126; terceira dose, 58; reforço bivalente, 230.
Fonte: Prefeitura de Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS