Ponte da Integração: DER mantém prazo de entrega para março deste ano
Éder Souza 06/01/2024 08:33 - Atualizado em 06/01/2024 08:35

Uma espera de mais de 40 anos mais perto do fim. Depois de paralisações, retomadas e mudanças de prazos, o Departamento de Estradas e Rodagens do Rio de Janeiro (DER-RJ) mantém para março de 2024 a entrega da Ponte da Integração, que vai ligar os municípios de São Francisco de Itabapoana e São João da Barra, encurtando o trajeto em cerca de 80 quilômetros.

Mais de 90% da obra já foram executados. Segundo o DER-RJ, dos 34 vãos previstos na construção da Ponte da Integração, 32 foram concluídos. Atualmente, os dois últimos vãos estão sendo construídos. A obra recebeu cerca de R$ 136 milhões de investimento. Com o valor de R$ 21.298.856,06, os acessos à ponte pelos dois municípios já estão em execução.

Os moradores de São João da Barra e São Francisco de Itabapoana vivem a expectativa da entrega da estrutura, porque muitos trabalham e moram entre as duas cidades e se deslocam de um município para outro de barco ou passando por Campos. Já as prefeituras acreditam que a Ponte da Integração trará benefícios para o desenvolvimento geral, principalmente na economia, através do escoamento da produção agrícola e do Porto do Açu, além de melhoria no aspecto turístico.
“Aguardamos que o Governo do Estado possa concluir a Ponte da Integração, assim como seus acessos. De certa forma, vai impactar positivamente junto ao maior empreendimento privado da região, o Porto do Açu, que fica em nosso território. Ficaremos mais próximos de SFI e também de Campos, sobretudo do acesso ao aeroporto do município vizinho e será mais uma alternativa para chegar até a BR 101. Isso sem falar nos contextos histórico e turístico. Histórico porque nos une ao território de São Francisco, que foi emancipado de SJB em 1995. E turístico porque facilita o acesso ao município sanjoanense para quem vem de SFI ou do litoral capixaba”, disse a prefeitura de São João da Barra.


“SFI, por exemplo, será impactado positivamente em vários aspectos, mas principalmente na área econômica, já que facilitará o escoamento da produção do nosso município, potencializará o turismo através da melhoria do acesso aos mais de 60km de litoral, em especial na alta temporada da estação mais quente do ano, e possibilitará a economia de tempo e de dinheiro no deslocamento dos munícipes entre as duas cidades. SFI tem uma posição geográfica privilegiada, estando localizado entre dois importantes empreendimentos na região: o Porto do Açu, em SJB, e o Porto Central, que será instalado no município de Presidente Kennedy, no Estado do Espírito Santo. A Ponte da Integração certamente será um estímulo a mais para atrair o investimento de empresários no nosso município que desejarem instalar suas respectivas empresas no entorno dos dois portos”, disse a prefeitura de São Francisco.
Espera de 40 anos
Com a proposta de encurtar o trajeto entre SFI E SJB em aproximadamente 80 quilômetros, a novela da Ponte da Integração dura pouco mais de 40 anos. Dentro do primeiro projeto, os pilares da ponte João Figueiredo, lançada na década de 80, nunca receberam os tabuleiros da pista. Em 2014, veio a promessa de outra ponte: a nova construção, diziam, seria mais econômica e célere do que se fossem utilizados os antigos pilares. Orçada inicialmente em R$ 105,7 milhões, a obra tinha um ano como prazo de conclusão, mas até agora não terminou.
Histórico de atrasos
1981 — Ponte João Figueiredo é lançada, mas pilares jamais receberam os tabuleiros da pista;
06/06/2014 — Descartada a possibilidade de conclusão da Ponte João Figueiredo, pedra fundamental da Ponte da Integração é lançada pelo então governador Luiz Fernando Pezão, com prazo de conclusão de um ano;
24/11/2018 — Pezão reafirma que obra seria concluída no seu mandato, que terminaria no mês seguinte;
02/09/2019 — Cláudio Castro visita Campos, ainda como vice-governador de Wilson Witzel, e promete retomada da obra "em breve";
27/09/2022 — Castro, agora governador e candidato à reeleição, promete a conclusão da obra até 31 de maio de 2023;
16/12/2022 — Após diplomação, Castro fala na conclusão em 30 de maio e diz que se a obra não terminasse, “alguma cabeça iria rolar”;
30/05/2023 — DER-RJ adia conclusão para dezembro;
22/11/2023 — DER altera a previsão de conclusão para março de 2024.
Fotos: Rodrigo Silveira

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