Campos transforma novas UBs em Estratégia Saúde da Família
02/01/2024 20:02 - Atualizado em 02/01/2024 20:02
A partir deste mês, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Campelo, Maria Selma, na comunidade Tira-Gosto, Mata da Cruz, Palmares, Santos Dumont e Rio Branco, em Guarus, serão transformadas em Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF). A implantação do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) nas UBS, pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Subsecretaria de Atenção Primária, vem acontecendo desde setembro de 2023, quando as unidades de Conselheiro Josino, Pernambuca, Conceição do Imbé, Quilombo, Ponta Grossa dos Fidalgos, Turfe Clube, São Martinho e Cambaíba também passaram a oferecer atendimento integral à população.
Segundo o subsecretário de Atenção Primária, médico pediatra Benedito Pereira Martins, o objetivo da mudança é disponibilizar uma assistência voltada para a gestão de cuidados, com médico todos os dias da semana, de manhã e de tarde, atividades coletivas, busca ativa de doentes, idosos, hipertensos, diabéticos, dentre outros.
“A UBSF é um modelo preconizado pelo Ministério da Saúde, que inclui a ESF. Através da ESF, que é voltada para a Atenção Primária em Saúde (APS), trabalha-se com as famílias do território onde a UBSF está instalada e com a realidade local de cada um desses territórios. Nossa missão é fazer um planejamento de cada unidade, de acordo com as peculiaridades do seu território. É estabelecer aquela relação estreita entre a equipe multidisciplinar de saúde e o paciente, que antigamente era o médico de família. Queremos resgatar esse cuidado humanizado”, explicou.
O médico disse, ainda, que o Agente Comunitário de Saúde (ACS), que agora é técnico, já que foi capacitado pelo Ministério da Saúde, por meio do curso Saúde com Agente, é quem vai ao território para conversar com a família, identificar suas particularidades e fazer o cadastro. “Trabalhamos com equidade, que é oferecer atendimento de acordo com as necessidades de cada pessoa”, acrescentou.
Em relação à cobertura da Atenção Primária em Saúde, ele disse que hoje é de 36,84%. “Quando assumimos em janeiro de 2021, a nossa cobertura era de 5,44%. Esperamos atingir 70% de cobertura até março ou abril de 2024. Isso significa que os nossos territórios estão bem cobertos. A partir de janeiro, vamos refazer todos os territórios, já que tivemos ampliação das equipes, que passaram de 29 para 51 em 2023 e, em 2024, serão 65 equipes de ESF. É o cuidar das pessoas, como preconizado pelo prefeito Wladimir Garotinho”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS