Instituto Federal Fluminense obtém conceito máximo em avaliação do Inep
07/08/2023 11:10 - Atualizado em 07/08/2023 17:05
IFF Centro
IFF Centro / Foto: Divulgação
O Instituto Federal Fluminense (IFF) obteve nota máxima na avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O resultado foi divulgado pelo reitor Jefferson Manhães, nesta segunda-feira (7). O conceito 5 destaca o IFF, em âmbito nacional, como uma instituição de ensino superior com índices de excelência e cursos de alto nível. A visita virtual in loco para atestar a qualidade dos cursos superiores do IFF no processo de Recredenciamento Institucional foi realizada no período de 02 a 04 de agosto, no Campus Campos Centro, pela comissão de avaliadores do MEC, após análise das documentações da instituição.
Os critérios para a avaliação envolveram cinco eixos: Planejamento e Avaliação Institucional; Desenvolvimento Institucional; Políticas Acadêmicas; Políticas de Gestão; e Infraestrutura – biblioteca, laboratórios, salas de aula, auditórios, espaços de convivência e alimentação, sala de professores, entre outros.

O reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo, destaca o resultado obtido e exalta outras conquistas do Instituto: “É com muita alegria, felicidade e muito orgulho que recebemos essa maravilhosa notícia que é o reconhecimento de um trabalho de muitas mãos, inteligências e corações em todas as nossas comunidades acadêmicas, a partir de um histórico de muito compromisso com a transformação de vidas e realidades”, ressaltou Jefferson, acrescentando que o IFF já tinha sido apontado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) como uma boa referência em governança. “Agora o MEC nos destaca como uma boa referência acadêmica. É o fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada”, pontua.

A procuradora institucional do IFF, Rayanna Maciel, que esteve à frente do processo de Recredenciamento Institucional, comemora o resultado, após três anos de tramitação e planejamento para a avaliação: “É com muita satisfação que recebemos o conceito máximo do MEC, que sinaliza o esforço da nossa instituição em proporcionar cursos de qualidade e oportunidades de transformação na vida das pessoas. É um privilégio trabalhar ao lado de servidores públicos tão empenhados, integrados e que miram na qualidade da educação pública.”

A obtenção da nota máxima demonstra o crescimento e desenvolvimento da instituição, mesmo após um período de pandemia da Covid-19. No último recredenciamento, realizado em 2010, o Instituto recebeu a nota 4.

O pró-reitor de ensino, Carlos Arthur Areas, ressalta a história que essa nota reflete, ao colocar o IFF em um seleto grupo de universidades e institutos federais com conceito máximo: “Ainda que o processo de recredenciamento se dê em um momento específico, ele reflete o trabalho contínuo de construção e organização da instituição, e seu resultado não é apenas simbólico, tem significado em nossa participação em políticas e programas, e em nossa voz nas discussões nacionais”.
Carlos Arthur destaca, ainda, que “mesmo entre as universidades federais, apenas cerca de 30% possuem este conceito máximo. Entre as instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, esse conceito foi conseguido por um número ainda bem menor, mas que vem crescendo. Essa conquista também reflete o desenvolvimento de nossa Rede Federal, em seu contínuo progresso e reconhecimento nacional”, finaliza o gestor.

A história do IFF
A história do IFF começou a ser construída no início do século passado, com Nilo Peçanha, o então Presidente da República, que criou as Escolas de Aprendizes Artífices por meio de um decreto. Atualmente, o Instituto encontra-se em 12 municípios com uma malha espacial que alcança 12 campi, um Polo de Inovação, um Centro de Referência em Tecnologia, Informação e Comunicação na Educação, uma Unidade de Formação em Cordeiro e a Reitoria, reunindo mais de 15 mil estudantes e 1.500 servidores ativos, entre Professores e Técnico-administrativos em Educação.
O IFF oferece cursos técnicos de nível Médio, cursos técnicos integrados ao Ensino Médio por eixo tecnológico, cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, Proeja, Educação à Distância, cursos superiores de Bacharelado, Licenciatura e de Tecnologia, pós-graduação Lato Sensu e pós-graduação Stricto Sensu.
Fonte: Com informações da Ascom do IFF

ÚLTIMAS NOTÍCIAS