Catarine Barreto
22/04/2023 11:42 - Atualizado em 22/04/2023 12:41
Rodrigo Silveira
O delegado Carlos Augusto Guimarães é o novo titular da 146ª Delegacia de Polícia (Guaru). Ele assumiu o cargo na segunda-feira (17). Com 21 anos de Polícia Civil, sendo seis como agente e 15 como delegado, Carlos ocupa o lugar da delegada Pollyana Henriques, que assumiu o cargo de subdiretora-geral de Segurança da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). A delegada Ana Paula Carvalho segue como adjunta. Entre seu projetos, está a moderna tendência da polícia comunitária.
A meta de Carlos Augusto é continuar com os bons serviços prestados pelos seus antecessores e melhorar aqueles que podem ser aperfeiçoados. Inicialmente, lotado no município de Cambuci, ele trouxe para sua equipe dois policiais para a empreitada nas equipes de investigação e operacional. Essa é a segunda passagem de Carlos Augusto pela DP de Guarus. A primeira ocorreu entre 2012 e 2015.
Segundo o delegado, um dos trabalhos que terá continuidade é o Grupo Especial de Local de Crime (Gelc), implantado pela delegada Pollyana e com bons resultados. Com o Gelc, a 146ª DP conseguiu uma redução de 45% dos homicídios tentados e consumados em relação aos meses de janeiro e fevereiro de 2022 na região de Guarus.
— Sem dúvidas vamos seguir e aperfeiçoar esse projeto. O Gelc é uma tendência em unidades que demandam muitos crimes de homicídio, nos moldes das delegacias especializadas e Guarus tem uma demanda mais voltada aos crimes desse porte — contou.
Carlos Augusto também prega a aproximação entre o setor policial e a população, na chamada polícia comunitária. “A aproximação com a população deve ser estimulada, seguindo as diretrizes mais modernas das melhores polícias do mundo, quando há um resgate na confiança do trabalho policial e, consequentemente, maior entusiasmo da população no combate à criminalidade. Trocas recíprocas baseadas na responsabilidade de todos para segurança pública", explicou.
— Também pretendemos estreitar os laços institucionais com demais organismos do sistema de justiça, como Ministério Público (MP), Judiciário, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além de reforçar a integração com a PMERJ, Polícia Federal, PRF, Guarda Municipal e demais órgãos públicos — disse. Parque Prazeres - Questionado sobre a onda de violência no Parque Prazeres, onde em menos de uma semana, três pessoas foram baleadas e uma família feita refém, devido a briga entre facções, o delegado Carlos Augusto informou que as investigações estão em curso e avançada. “Quanto a criminalidade violenta a estratégia será combater o tráfico de drogas, homicídios e roubos”, pontuou.
O delegado Carlos Augusto trabalhou nas delegacias de Macaé (123º), Itaocara (135ª), São Sebastião do Alto (155ª), São Fidélis (141ª), São João da Barra (145ª), Conceição de Macabu (122ª) e em Quissamã (130ª).