Ação nos presídios pelo Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais
26/07/2022 15:48 - Atualizado em 26/07/2022 16:10
Secretaria de Saúde promoverá testes rápidos
Secretaria de Saúde promoverá testes rápidos / Divulgação - Secom Campos
Para celebrar o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, lembrado em 28 de julho, profissionais da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (Pnaisp) — programa vinculado à secretaria municipal de Saúde — estarão promovendo ações educativas, testes rápidos e distribuição de preservativos nas unidades prisionais do município nesta quarta-feira (27) e na próxima sexta-feira (29), das 9h às 15h.
No total, serão realizados cerca de 200 testes rápidos para quatro tipos de patologias (HIV, sífilis e hepatites B e C). Os profissionais também estarão orientando essa população sobre a forma de prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), incluindo as hepatites, além da distribuição de preservativos, aconselhamento e palestras.
A ação acontece nesta quarta-feira no presídio Carlos Tinoco da Fonseca, em Guarus, e na sexta (29), na cadeia pública Dalton Crespo de Castro, também em Guarus, e no presídio Feminino Nilza da Silva Santos, no Centro.
De acordo com o subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav) e infectologista, Rodrigo Carneiro, as hepatites virais são doenças transmissíveis por secreções genitais ou sangue e podem ser transmitidas, inclusive, por via sexual, tendo uma maior prevalência entre pessoas privadas de liberdade.
— Toda forma de prevenção e diagnóstico precoce para a população privada de liberdade é uma maneira de fornecermos a eles saúde de qualidade e, com isso, evitar tanto a propagação de doenças, quanto a evolução para quadros mais graves — frisou o médico.
O mês de julho é destinado ao alerta à população sobre as hepatites virais, principalmente as do tipo B e C, que são associadas à cirrose hepática e ao câncer no fígado. Durante todo o mês, a entidade realizou várias ações nos três presídios de Campos, além de uma capacitação para profissionais da saúde que também atuam nessas unidades. As ações fazem parte do “Julho Amarelo”, campanha instituída no Brasil pela Lei nº 13.802/2019, tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle dessas doenças.
Fonte: Prefeitura de Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS