Marcas do abandono na Praça São Salvador
Mário Sérgio Junior - Atualizado em 23/07/2022 10:46
Cenário de diversos eventos, manifestações populares e importante ponto turístico de Campos, a praça do Santíssimo Salvador tem sofrido pela falta de manutenção. Pisos e granitos de bancos quebrados, spots balizadores de luz danificados, entre outros problemas são as principais queixas de quem costuma passar pelo local e teme pelos ricos que esses danos oferecem. A situação também se repete na praça Quatro Jornadas, que fica ao lado.
O aposentado Carlos dos Santos, de 70 anos, costuma ir à praça São Salvador para passar o tempo, mas diz que já não é mais tão prazeroso quanto antigamente. “A praça já foi muito mais bonita e bem cuidada. Hoje está cheia de problemas. Para passar por aqui tem que prestar bastante atenção para não tropeçar em algum piso quebrado ou rachado”, disse.
Muitos pisos acabaram quebrando por conta das raízes das palmeiras que cresceram e levantaram o solo. “É muito triste ver a praça assim. Poderiam dar um jeito de melhorar isso logo porque está se tornando perigoso, não só para os adultos, como também para crianças que ainda brincam aqui com os pais”, comentou a vendedora Márcia Gomes, de 43 anos.
A praça do Santíssimo Salvador foi reformada, pela última vez, em 2004 no então governo Arnaldo Vianna. A obra foi concluída em maio de 2005, na gestão de Carlos Alberto Campista. Na ocasião, a reforma foi orçada em R$ 46 milhões e a nova estética da praça gerou diversas polêmicas.
Já na praça Quatro Jornadas, que fica ao lado da São Salvador, além dos pisos quebrados, o chafariz belga, inaugurado em 1906, também carece de reparos. No dia da comemoração dos 10 anos do Museu Histórico, no dia 29 de junho, a presidente da Fundação Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Auxiliadora Freitas, chegou a falar sobre sua vontade de fazer nova revitalização do chafariz, talvez em parceria com a Águas do Paraíba. Em 2013, o monumento chegou a ser restaurado em uma parceria da Prefeitura com a concessionária.
Em nota, a secretaria de Obras e Infraestrutura de Campos informa que vai realizar um levantamento das condições da praça, fazer o orçamento e definir a forma de intervenção.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS