Calçadão em Travessão tira o sono dos 25 comerciantes do local
Dora Paula Paes 23/07/2022 09:07 - Atualizado em 23/07/2022 09:08
O distrito de Travessão, em Campos, começa a ganhar um calçadão. A obra no valor de R$ 1,6 milhão deve ficar pronta em oito meses, segundo a placa da Prefeitura. O trabalho teve início há 20 dias, e já tira o sono de 25 comerciantes que atuam há anos na área da rede de trilhos ferroviário desativada. Muitos entendem como melhoria, mas quem tira o sustento do local lembra da situação parecida no distrito de Goytacazes, durante a gestão de Rosinha, quando obra similar foi finalizada e nada voltou a ser como antes com a retirada da maioria dos comerciantes.
O prefeito Wladimir Garotinho esteve conversando com os comerciantes recentemente e prometeu “de boca” que eles serão mantidos no local.

O vendedor de salgados e caldo de cana, Enéas de Souza Pinto Filho, diz que tira seu sustento do local há oito anos. “Tenho documento que me autoriza a trabalhar aqui, mas levei um susto quando fui notificado para deixar o local. Não achamos a obra de tudo uma coisa ruim, mas será se desempregar essas 25 famílias”, disse ele.

- Há uma promessa do prefeito de que vamos voltar, mas nada formalizado. No caso da minha peixaria, já tenho uma estrutura montada, com esgoto. Eles dizem que terá que ser um comércio móvel, o que é impossível para nós. A obra está andando na outra ponta, com prazo de 8 meses de conclusão. Mas, nesses poucos dias já tirou o sono de todos nós que dependemos daqui - disse Braúlio de Souza, que tem a peixaria há 9 anos.

A situação já estava ficando difícil para Enete Freitas, que trabalha no espaço onde os blocos de concreto já foram instalados. Na sexta-feira (22), ele contou que mesmo sem autorização ocupou seu antigo espaço. “Voltei para vender meus produtos, hoje. Estou com medo de me mandem sair, como fizeram quando as máquinas chegaram e tive um dia para deixar o local. Eu trabalho aqui para levar o pãozinho pra casa. Se eu sair daqui, não tenho para onde ir, passo fome”, contou. Ele está no local há 12 anos.
A questão também chegou ao Legislativo, o vereador Nildo Cardoso pediu uma solução para a aflição dos comerciantes. “Fui procurado e relatei o problema deles na Câmara. Esses comerciantes estão aflitos e sem orientação. Quando a obra chegar onde estão, para onde eles serão levados? Eles precisam de respostas. Cerca de 25 famílias tiram o sustento daquela área”, ressaltou.

Em nota, a Prefeitura informou que está reestruturando a Avenida Antônio Luiz da Silveira. “O projeto apresentado pelo prefeito Wladimir Garotinho, durante o Prefeitura em Ação, está sendo colocado em prática. Para que todo planejamento seja concluído, os donos de trailers foram orientados a regularizar o direito de concessão de uso do espaço junto a Fiscalização de Postura, que funciona nos altos da Rodoviária Roberto Silveira, que funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h”, disse em nota.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS