Campos continua com ações para combater focos do Aedes aegypti
15/07/2022 18:53 - Atualizado em 15/07/2022 18:54
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) vem promovendo ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya, com mutirões pós-LIRAa (Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti). Nesta sexta-feira (15), os Agentes de Combate às Endemias percorreram as ruas dos bairros Pecuária e Parque São Clemente.

De acordo com o balanço divulgado, de janeiro até hoje (sexta-feira, 15), 148 casos de dengue foram confirmados no município. Foi registrado, ainda, dois casos de zika e três de chikungunya.

Neste mutirão foram vistoriados 1.429 imóveis, incluindo terrenos baldios, com aplicação de larvicida em 335 e eliminados 12 focos do mosquito, além de 32 pneus recolhidos e 27 sacos contendo inservíveis.

“Nossos mutirões têm como objetivo tentar diminuir o índice de focos do mosquito e a gente tem conseguido resultados satisfatórios. Só pedimos a colaboração da população para que nos ajude, tirando 10 minutos por semana para verificar seu quintal e outros locais que acumulem água parada”, informou o coordenador do Programa Municipal de Controle de Vetores, Claudemir Barcelos.

No final de abril, o órgão intensificou as ações, realizando os mutirões semanalmente em diferentes locais. Os mutirões estão sendo realizados com base no último LIRAa, que apontou que 80% dos focos do mosquito encontram-se nos quintais das casas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS