Campos pioneiro no Estado com programa nacional de proteção da pessoa idosa
- Atualizado em 14/07/2022 19:27
Considerada referência na Política de Assistência à Pessoa Idosa, Campos agora dá mais um importante passo na proteção aos maiores de 60 anos de idade. O município será o primeiro do Estado do Rio a ter o Programa Rede Nacional de Proteção e dos Direitos da Pessoa Idosa (Renadi). O anúncio foi feito pelo secretário Nacional da Pessoa Idosa, Antônio Costa, nesta quinta-feira (14), em Brasília, enquanto recebia a subsecretária municipal da pasta, em Campos, Rosilani Tavares. O programa já está presente em várias cidades do país, mas, no estado do Rio, Campos é pioneiro. O secretário adiantou que a parceria vai continuar proporcionando benefícios aos idosos de Campos.

- É uma honra estar recebendo vocês nesta manhã em Brasília. Queremos continuar a parceria maravilhosa que nós temos com o município de Campos, onde já tem o Programa Viver e a prefeitura já desenvolveu, através da subsecretaria, a Policlínica do Idoso; e viabilizou a chegada do ônibus da Pessoa Idosa com recursos federais, através de emendas parlamentares. Agora, vamos lançar, o Renadi, uma rede que vai reunir todos os serviços públicos disponibilizados à pessoa idosa para facilitar o atendimento e combater a violência contra os idosos no município, além de levar mais benefícios à essa parcela da população - disse o secretário nacional.

Antônio Costa também ressaltou a importância de um gestor sensível à causa para que os trabalhos sejam desenvolvidos com a pessoa idosa. “O prefeito Wladimir tem feito essa parceria e isso é muito importante. Continue assim, prefeito, porque a sua cidade já é referência no Estado do Rio, graças ao trabalho que o senhor tem feito em apoiar as ações da subsecretaria”.

Segundo a subsecretária Rosilani Tavares, toda equipe da subsecretaria tem se empenhado para trazer o melhor e mais benefícios para os idosos, além de protegê-los da violência que, muitas vezes, precisam enfrentar. “Quero agradecer ao nosso prefeito Wladimir Garotinho pelo apoio que tem dado à nossa subsecretaria e dizer o quanto é importante esse apoio”, ressalta Rosilani.

O secretário nacional Antônio Costa destaca, ainda, que a Secretaria Nacional desenvolve um trabalho de divulgação para todo o Brasil das ações que os municípios estão desenvolvendo. “Tem um trabalho especial que a gente divulga, que é o desenvolvido em Campos tem um diferencial com as ações que vêm sendo desenvolvidas, com esse comprometimento que tem a administração pública criando a subsecretaria da Pessoa Idosa, dando condições à nossa subsecretária para desenvolver os trabalhos no município e, além disso, traz para nós uma importância de segurança muito grande porque são municípios que nós estamos investindo”.

- Agora, dentro da nossa política como o Programa Viver; Política de Turismo para os idosos; a política da Renadi, que é a criação da rede nacional de proteção dentro dos municípios. Tudo isso, o município de Campos já tem condições de fazer. Vamos, com certeza, continuar levando esses benefícios para tornar o município de Campos uma cidade Amiga da Pessoa Idosa. É isso que nós queremos - finaliza.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS