Manuela de Paula, psicóloga do clube
/
Foto: Pedro Siqueira/Americano
Cada vez mais tem se comprovado importante o acompanhamento psicólogico. Não é diferente no meio do futebol, e vários clubes contam com psicólogos em suas equipes disciplinares. É o caso do Americano, que conta com a profissional Manuela de Paula integrando a equipe técnica há duas temporadas. O principal objetivo é compreender diversos fatores psicológicos que influenciam no desenvolvimento e no desempenho de cada atleta.
O lateral-esquerdo Bruno Barbosa tem comprovado a importância da psicologia no esporte. “Ajuda bastante, porque a gente desabafa e se sente mais leve para dar continuidade na nossa vida diária. Muitas pessoas acham que a vida de jogador de futebol é de flores, mas a gente passa por muitas situações em jogos, na família, que nos deixa abalados emocionalmente, algo que a gente não quer demonstrar para os outros que estão ao nosso redor", comentou o jogador.
Manuela de Paula explica que a psicologia do esporte contribui para o rendimento e o resultado de atletas e equipes: “O psicólogo identifica e colabora com mediações direcionadas para uma melhor estrutura emocional e psicológica dos atletas, sendo o maior objetivo zelar para uma melhor saúde emocional de todos os integrantes do clube, como exemplo, em suas rotinas de treinos e demandas individuais e sociais, tendo como resposta um melhor rendimento na prática esportiva”.
A psicologia está presente nas rotinas e atividades das práticas esportivas, sejam as agradáveis experiências ou até mesmo nas dificuldades, como períodos de reabilitação de lesões ou na superação existente e específica de cada atleta. Colabora também na potencialização e/ou no equilíbrio de habilidades emocionais diversas: motivação, liderança, superação, bem-estar, espírito de equipe, convivência social, etc.
— A Manuela é sempre muito acolhedora. Passei por uma lesão e ela sempre me ajudou. Quando precisei, me atendeu por WhatsApp e pessoalmente, o que me deixou mais tranquilo e esperançoso para continuar essa jornada e conquistar o acesso (com o Americano), por exemplo. E com o clube nos dando esse suporte, além da preparação física, a gente fica preparado também emocionalmente — destacou Bruno Barbosa.
Essa opinião é compartilhada pelo técnico alvinegro, Rafael Soriano. "O Americano tem dado um suporte muito importante nesse quesito aos seus atletas e funcionários, pois o setor de psicologia, comandado pela Manuela, tem auxiliado bastante no suporte aos profissionais no que diz respeito à parte emocional e toda a saúde mental. Tem sido um suporte importante, pois, assim como as partes física, técnica e tática, a parte emocional é uma área tão importante como essas outras, e ter esse acompanhamento de uma profissional capacitada nos dá a garantia de estarmos preparados nesse momento principalmente", declarou Soriano, referindo-se à reta final da Série A2 do Campeonato Estadual.