Matheus Berriel
12/05/2023 19:04 - Atualizado em 13/05/2023 10:21
Pepeu foi um dos destaques do time na pré-temporada
/
Foto: Pedro Siqueira/Americano
Desde que os primeiros jogadores se apresentaram no Centro de Treinamento Eduardo Viana, no dia 10 de abril, o elenco do Americano teve pouco mais de um mês de preparação para a Série A2 do Campeonato Estadual. Também é verdade que a maior parte do plantel foi chegando aos poucos, e só nos últimos dias o técnico Rafael Soriano teve o grupo completo. Mas não faltaram testes, e o Alvinegro se saiu bem neles, vencendo um amistoso e três jogos-treino. A estreia oficial na temporada acontece neste sábado (13), às 15h, no Aryzão, em Campos.
— A gente avalia a preparação como boa, foram cerca de quatro semanas. É um tempo curto, mas que a gente conseguiu otimizar com muita entrega dos jogadores, com um entendimento muito rápido da metodologia por parte deles. Os jogadores estão focados e empenhados — disse Rafael Soriano.
O primeiro teste da pré-temporada ocorreu no dia 22 de abril, com o Americano fazendo 1 a 0 no Tá Doido, de São Pedro da Aldeia, por 1 a 0. Jeffinho marcou o gol do jogo-treino, disputado no estádio Ary de Oliveira e Souza. Uma semana depois, o Cano foi Casimiro de Abreu enfrentar o Araruama e venceu por 3 a 2, com gols de Caio Ferraz, Léo Itaperuna e Júnior Santos. Por fim, vieram mais duas partidas no Aryzão. Em jogo-treino contra o Natividade, Léo Itaperuna e Gerley garantiram a vitória por 2 a 0. Já no teste principal, em amistoso contra o Riostrense no último sábado (6), o placar foi positivo em 3 a 0, com gols de Gerley, Pepeu e Jackson.
— Fizemos alguns testes, Infelizmente, não conseguimos enfrentar uma equipe da nossa divisão para termos um parâmetro. Mas, dentro daquilo que foi proposto neste período, os atletas se empenharam ao máximo e tiveram um entendimento muito rápido — reforçou ele.
Remanescente da última temporada, Rafael Soriano conhece bem o Olaria, que impediu o Americano de ir à semifinal da última Taça Santos Dumont e o superou na final da Taça Corcovado, nos pênaltis. Cerca de 80% do elenco do Olaria foram mantidos, além da comissão técnica. Mas isso não desanima o treinador alvinegro, que espera contar com o apoio da torcida para começar bem a busca pelo acesso.
— A expectativa é a melhor possível. Já de cara temos um grande jogo, contra um adversário que é o atual vice-campeão da competição e que nos eliminou duas vezes no ano passado. O Olaria manteve a base, se reforçou ainda mais e vem treinando desde janeiro. É a equipe que está mais entrosada e com melhor ritmo de jogo. Então, diante dessa dificuldade, nada melhor do que um jogo em casa, diante do torcedor, com um bom público, que é o que a gente espera. Que seja um espetáculo para o torcedor que vai ao Aryzão, e que a gente possa sair com o resultado positivo, se Deus quiser — finalizou Rafael Soriano.