Setor fotovoltaico mira Campos
- Atualizado em 03/06/2023 09:02
Placas de energia solar
Placas de energia solar / Foto: Divulgação
Há uma história de que o sol nasce primeiro na praia campista de Farol de São Thomé. De certo, é que o município de Campos está inserido no mapa da energia limpa no Estado do Rio. Campos apararece entre as cidades de destaque na publicação do ranking da geração de energia solar fotovoltaica no Brasil, conforme dados publicados em abril pelo Governo Federal, por meio da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O potencial de energia solar fotovoltaica cresceu 200% entre 2020 e 2022.

O nome do município está entre os destaques na região Sudeste do Brasil, porque figura como a segunda cidade do Estado do Rio na geração da energia limpa, tendo por fonte geradora a energia proveniente do sol. Ainda no segundo semestre deste ano, o município abrigará 23 usinas fotovoltaicas que representam capacidade instalada acima de 160 Megawatts, ultrapassando a marca atual da capital, cidade do Rio de Janeiro.

No final de março, o prefeito Wladimir Garotinho recebeu representantes da 3E Energy, que vai investir R$ 200 milhões na instalação de 20 usinas de energia solar em diversos pontos do município.
Em abril, Wladimir entregou licenças a diretores da Atua Energia para instalação de duas novas usinas de energia fotovoltaica, sendo que uma terceira unidade do grupo já está em construção. São mais de R$ 50 milhões em investimentos.

O município apresenta fatores que proporcionam a redução de até 40% nos custos da instalação de sistemas de geração, como a topografia em planície, inclinação dos raios e maior tempo da presença solar.

“Seremos polo de usinas de energia fotovoltaica. Na verdade, nós já temos pedidos de licenciamento para 100 megawatts. E agora vamos a 200 megawatts de energia limpa e renovável. Isso representa, por exemplo, duas vezes a capacidade de Campos, porque com 100 megas você já atende a cidade. Outros grupos já estão interessados e o importante é que a Prefeitura desburocratizou todo o processo de licenciamento. Quem quiser investir na cidade pode vir, porque estamos de portas abertas”, frisou o prefeito Wladimir Garotinho.

Técnicos e gestores das secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Petróleo, Energia e Inovação também difundem entre empresas do setor de energia as potencialidades que Campos oferece para a geração de energia elétrica por meio de outras fontes. Eles citam a biomassa (com ênfase no bagaço e palha da cana-de-açúcar), a energia eólica tanto no litoral quanto no mar, a além da geração eólica offshore, devido à presença e força dos ventos no mar entre as plataformas e o litoral.
A cada projeto assinado ou licença concedida, Wladimir não deixa de comemorar. Além de gerar divisas, o governo municipal está atento às vagas de emprego que serão geradas.
Município tem potencial para mais projetos
A favor da posição de Campos para esse segmento vários fatores credibilizam o município. Disponibilidade de grandes áreas para a instalação dos sistemas de geração de energia solar; a topografia com grandes áreas em planície; o período prolongado de insolação; a existência de importante malha de redes de transporte de energia; todos são pontos favoráveis.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Secretaria de Petróleo, Energia e Inovação informaram que, no momento, estão atuando junto aos órgãos Estaduais da área do desenvolvimento, bem como a Federação da Indústria do Rio de Janeiro (Firjan), para divulgar as potencialidades que Campos oferece para projetos de usinas fotovoltaicas.

O prefeito Wladimir Garotinho, durante encontro com representantes da Atua, em abril, chegou a destacar: “Campos será polo de usinas de energia fotovoltaica. Na verdade, nós já temos pedidos de licenciamento para 100 megawatts. E agora vamos a 200 megawatts de energia limpa e renovável. Isso representa, por exemplo, duas vezes a capacidade de Campos, porque com 100 megas você já atende à cidade. Outros grupos já estão interessados e o importante é que a prefeitura de Campos desburocratizou todo o processo de licenciamento. Quem quiser investir na cidade pode vir, porque estamos de portas abertas”.
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS