Ônibus elétrico roda no interior
- Atualizado em 03/06/2023 09:30
Genilson Pessanha
A transição energética mais próxima do interior. Prova disso foi a apresentação de dois ônibus 100% elétricos, em Campos, na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan/RJ), no dia 24 de maio. Os veículos vão integrar a frota do Porto do Açu de forma experimental. Os ônibus são da empresa Tevx Higer, que realizou a demonstração dos coletivos de última geração.

Com elevada autonomia e a possibilidade de recarga rápida de até três horas, os ônibus elétricos da Higer permitem ao operador uma economia de custo de manutenção de até 60% com relação aos modelos a diesel, sem contar o conforto extremo, tanto para quem anda quanto para o meio ambiente, uma vez que emitem zero poluição e ruído.

Além dos empresários, esteve presente na apresentação o superintendente de Energia Limpa do Governo do Estado do Rio, Sérgio Coelho, que falou sobre a importância do encontro. Segundo ele, isso abre novas possibilidades para o estado do Rio.

— Foi uma grande satisfação presenciar essa iniciativa. A secretaria de energia foi criada agora, no segundo mandato do governador Cláudio Castro, e o plano estratégico do governo tem seis pilares, sendo que quatro passam por energia e por energia sustentável. Então todos esses esforços, essas iniciativas se somam às estratégias do governo de desenvolver a cadeia de energia renovável. Saímos daqui com uma demanda enorme. Já pré-agendamos várias reuniões com o pessoal do Açu, com o pessoal da Higer para discutir de que forma nós podemos expandir e gerar demanda para ônibus elétricos no estado do Rio — disse Sérgio Coelho.

O diretor da Higer Bus, Marcelo Barella, falou sobre novas alianças que podem surgir futuramente. “Esse evento é o início de muitas coisas que já vêm sendo desenvolvidas pela Higer no Rio há 4 anos. O Rio de Janeiro, para nós, sempre foi um estado muito importante. As atividades começaram aqui, mas seguiremos para outros municípios e outros estados que já possuem uma política de renovação de frota, principalmente naquelas regiões em que há poluição em grande escala por parte dos ônibus. Esperamos que esse evento desperte o desejo dos municípios parceiros e até mesmo do governo federal pelo olhar diferente em relação ao transporte urbano limpo”, explicou.

Já João Braz, que é diretor de Terminais e Logística do Porto do Açu, ressalta que a parceria entre o empreendimento, a empresa responsável pelo ônibus e os municípios representa uma iniciativa fundamental para a melhoria da mobilidade urbana.

“Será de grande importância que a gente consiga trazer a eletrificação da mobilidade urbana para a sociedade. Quando falamos de combustível fóssil, os ônibus elétricos são uma ótima resposta para a meta de descarbonização do Brasil. A Higer é uma das maiores empresas do mundo na eletrificação, tanto de ônibus como caminhões, então queremos que essa fábrica fique dentro do Porto do Açu, servindo toda a região”, destacou o representante do Porto.

A apresentação do veículo também serviu para levar a conscientização da comunidade local sobre a importância da descarbonização do transporte e da mobilidade, um dos maiores desafios no combate às mudanças climáticas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS