Wladimir pede a ministros retomada de voos Campos-Rio e melhorias no aeroporto
Dora Paula Paes e Rodrigo Gonçalves 08/02/2024 15:06 - Atualizado em 08/02/2024 16:27
Reprodução rede social
O prefeito Wladimir Garotinho (PP) e representantes da pasta de Turismo de Campos entregaram aos ministros de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e do Turismo, Celso Sabino de Oliveira, um ofício solicitando uma reunião para debater a ampliação do Aeroporto Bartolomeu Lisandro e a retomada dos voos para o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. O documento foi entregue na tarde desta quinta-feira (8), durante um evento em Itaperuna, no Noroeste Fluminense.
O prefeito publicou um védeo nas redes sociais ao lado do ministro Silvio Costa Filho, no qual o reponsável pela pasta de Portos e Aeroportos prometeu esforços para atender o pedido de Wladimir (veja o vídeo abaixo).“Estou aqui com o ministro de Portos e Aeroportos (...) falando sobre o nosso aeroporto de Campos, com o fim dos voos entre Campos e Rio de Janeiro e também do Rio para Campos, pedindo mais uma vez o apoio dele para retomada desse voo tão importante para a economia da cidade e também de toda a região”, ressaltou Wladimir, sendo respondido de imediato pelo ministro:
— Quero lhe parabenizar pelo trabalho que você vem fazendo, pela sua capacidade de trabalho, de articulação. Você sabe que conta conosco lá no Ministério. Passando agora o Carnaval, nós vamos falar com o presidente da Azul para que a gente possa voltar o voo Campus-Rio, tendo em vista a importância do voo para o desenvolvimento cada vez mais da região (...) Conte com a gente e vamos trabalhar de maneira coletiva para avançar. 
Edvar Junior, ministro Sabino e Patrícia Cordeiro
Edvar Junior, ministro Sabino e Patrícia Cordeiro / Divulgação
Segundo a secretária municipal de Turismo, Patrícia Cordeiro, a valorização do modal aéreo e as medidas sugeridas são de vital importância para o desenvolvimento do turismo em Campos e nas regiões Norte e Noroeste Fluminense. Em sua avaliação, a suspensão dos voos para a capital do estado acarreta graves prejuízos econômicos e sociais, além de fragilizar a manutenção de milhares de empregos e a geração de novos negócios e postos de trabalho.

— O transporte aéreo é fundamental para viabilizar e fomentar a atividade turística em Campos e região, com forte impacto no crescimento do trade e abertura de novos postos de trabalho. A interligação com a capital do estado viabilizará a conexão de Campos para todo o Brasil — observa Patrícia.

Para o subsecretário de Turismo, Edvar Júnior, a reivindicação vai ao encontro dos anseios do setor produtivo de Campos e da região, que tem importância estratégica para o Brasil pelas atividades de óleo & gás da Bacia de Campos e pelo Porto do Açu, maior complexo porto-indústria de águas profundas da América Latina. “Precisamos manter o ciclo virtuoso de desenvolvimento sustentável de Campos promovido pelo prefeito Wladimir Garotinho, que atinge diretamente toda a cadeia produtiva, comercial, agropecuária, de prestação de serviços, turismo e logística”.
As principais reivindicações do ofício são:

1 – Retomada dos voos interligando Campos ao Aeroporto Santos Dumont (SDU), que estão suspensos desde o dia 2 de outubro de 2023.

2 – Ampliação da Pista do Aeroporto Bartolomeu Lisandro (CAW) de 1.500 para 2.000 metros, sem a interrupção no seu funcionamento, possibilitando a operação de aviões de grande porte de forma mais segura.

3 – Melhorias no piso asfáltico do aeroporto, que hoje recebe a classificação 29, com elevação para a classificação 33.

4 – Concessão de incentivos como a redução do ICMS do querosene de aviação.
Veja o vídeo Wladimir com ministro:
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS