— Falar do agronegócio nos enche de orgulho, o setor está avançando em Macaé, somos o maior produtor de grãos do estado, 60% da produção de grãos do Estado do Rio está em Macaé, somos o maior produtor de gado confinado também do Estado do Rio de Janeiro, o segundo maior rebanho de gado solto é de Macaé, estamos avançando na pecuária, na agricultura — enalteceu o prefeito, ressaltando a importância da rediscussão da força do agronegócio no Rio de Janeiro. “Queremos alavancar o desenvolvimento do agronegócio e o crescimento regionalizado”, expressou.
Expo fomenta agroeconomia
Para o vereador George Jardim, a união entre os poderes Legislativo e Executivo contribui para o bem-estar da população. “Luiz Cláudio e Orlando foram pessoas importantes para a cidade”, disse, citando os dois homenageados da noite.
O deputado Chico Machado também salientou a importância dos homenageados. “Meu tio Orlando vivia pra veterinária, agradeço o reconhecimento do prefeito e dos vereadores”, destacou, pontuando a parceria da prefeitura com o Estado como nas obras da duplicação da ponte, o asfaltamento da ponte do Baião até a BR 101, o calçadão, o hospital São João Batista, que receberá equipamento de radioterapia e a reurbanização da Malvinas.
A potência da Agroeconomia foi frisada pelo secretário de Estado de Agricultura, Flávio Campos. “A região vai crescer com a Expo, o agro representa hoje 23% da economia do nosso país com a pecuária e a agricultura”, indicou.
Cesinha ressaltou o avanço do município e lembrou da atuação de todos os colaboradores para a realização da Expo. “Vamos comemorar com todos o aniversário da cidade”, assinalou.
Estiveram presentes o vice-prefeito Célio Chapeta, o ex-prefeito Riverton Mussi, o presidente da Câmara, Cesinha, vereadores, produtores rurais, secretários municipais e de outros municípios.
Noite gospel abriu programação de shows
Além disso, competição de Rodeio e Prova de Três Tambores; exposição de Cavalo Campolino e Nelore; competição da Pista de Laço; Feira de Artesanato e shows infantis estão na programação.
A Prefeitura de Macaé garante a infraestrutura para a realização do evento. As secretarias de Turismo, Governo, Agroeconomia, Saúde, Cultura, Mobilidade Urbana, Serviços Públicos, Ordem Pública, Guarda Municipal, Defesa Civil, Comunicação, Desenvolvimento Social, Políticas para as Mulheres, Desenvolvimento Econômico, Política e Promoção da Igualdade Racial, Proteção Animal, Coordenadoria de Posturas, de Iluminação Pública, Vigilância Sanitária, o Conselho Tutelar, além da Polícia Militar, dão apoio à Expo.
A secretaria de Saúde disponibiliza postos e ambulâncias UTIs e a Coordenadoria de Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana cuida da segurança viária.