Bom Jesus recebe a sétima edição do projeto que conecta o homem ao campo
11/08/2022 14:25 - Atualizado em 11/08/2022 14:38
Programa Fazenda Legal
Programa Fazenda Legal / Divulgação - Governo RJ
O município de Bom Jesus do Itabapoana, no Noroeste do estado, receberá nos dias 12 e 13 de agosto, a sétima edição do Programa Fazenda Legal. Evento gratuito, totalmente voltado para o produtor rural, visa conectar o homem do campo ao mundo tecnológico e empreendedorismo. Projeto itinerante leva aos municípios contemplados muita tecnologia e informação para o homem do campo.
— Chegamos à sétima parada do nosso Fazenda Legal. O produtor do município de Bom Jesus e entorno, terão à disposição todo suporte necessário com os profissionais da Secretaria de Agricultura para desenvolver suas atividades, ampliando seu conhecimento na área tecnológica. O Programa serve de instrumento de apoio ao pequeno e médio produtor e visa o aumento da produtividade impulsionando seus negócios — destacou Alex Grillo, secretário de Estado de Agricultura.
O projeto já atendeu mais de 15 mil produtores desde seu início em 2005. O evento é uma realização da Pesagro-Rio através da Secretaria de Agricultura e suas vinculadas – Emater-Rio, Fiperj e Ceasa em parceria com a Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Faerj).
Nos dois dias de evento, os participantes terão acesso a todos os serviços oferecidos pela secretaria de Agricultura como assessoramento jurídico, parceiros financeiros com linhas de crédito e claro, as novas tecnologias através de palestras inéditas, levando aos participantes muito conhecimento e informação.
— Chegamos a sétima edição em Bom Jesus de Itabapoana, um município que tem sua economia principalmente voltada para a atividade agropecuária. Por isso é tão importante que estejamos aqui, para levar conhecimento e tecnologia para os produtores rurais. Não basta produzirmos tecnologia se ela não chegar para os pequenos produtores, essa é a nossa missão — ressaltou Paulo Renato Marques, presidente da Pesagro-Rio.
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-Rio) fará nesta edição do Fazenda Legal a entrega do Selo de Qualidade do Café do Rio de Janeiro no objetivo de promover melhoria e avanços dos sistemas de produção e processos gerenciais do café fluminense.
A normativa visa assegurar a sustentabilidade e incentivar os agricultores a adotarem um manejo de alta qualidade, valorizando a cadeia local e aumentando a confiança e competitividade de mercado. Alguns dos benefícios do selo é o georreferenciamento facilitando a rastreabilidade da produção, melhorando a infraestrutura e a responsabilidade socioambiental e a qualidade da bebida.
O presidente da Emater-Rio, Marcelo Costa, explicou como os produtores podem solicitar o selo. “É necessário ter o cadastro estadual de produtor para preencher o requerimento ao selo de qualidade do café disponibilizado pelos nossos extensionistas locais. Após isso, os técnicos dos escritórios farão visitas às propriedades rurais para realizarem as vistorias de conformidade”, detalhou.
Fonte: Governo do Estado RJ

ÚLTIMAS NOTÍCIAS