Hospital Municipal Manoel Carola realizará exame de histeroscopia
10/08/2022 14:36 - Atualizado em 10/08/2022 14:44
Centro cirúrgico do Hospital Manoel Carola
Centro cirúrgico do Hospital Manoel Carola / Divulgação - Ascom SFI
Na próxima segunda-feira (15), o Hospital Municipal Manoel Carola, em Ponto de Cacimbas, em São Francisco de Itabapoana, passará a realizar o exame de histeroscopia (videohisteroscopia), que permite identificar e tratar eventuais alterações existentes dentro do útero. O procedimento ginecológico, que é minimamente invasivo, será disponibilizado às pacientes assistidas na rede pública de saúde do município.
O exame de videohisteroscopia consiste na introdução, por meio do colo uterino, de um instrumento fino de aproximadamente cinco milímetros (histeroscópio), que tem como objetivo a avaliação da cavidade uterina, trazendo o diagnóstico de patologias como miomas, pólipos, endometrite e câncer, entre outras.
A videohisteroscopia será realizada no novo Centro Cirúrgico do hospital, sob a coordenação do médico ginecologista e obstetra Leonardo Araújo, mediante agendamento na Central Municipal de Regulação.
— Desde que assumimos a Prefeitura, estabelecemos a meta de ampliar a oferta de serviços de saúde no próprio município para que a nossa população não seja obrigada a fazer deslocamentos para outras cidades. Além de possibilitarmos mais conforto e comodidade aos nossos pacientes, ainda estamos economizando dinheiro público — destacou a prefeita Francimara Barbosa Lemos.
O secretário municipal de saúde, Sebastião Campista, ressaltou que, atualmente a rede pública de saúde de SFI realiza diversos procedimentos diagnósticos, como exames laboratoriais, raio-X, tomografia computadorizada, ultrassonografia e ecocardiograma, entre outros.
Fonte: Prefeitura de SFI

ÚLTIMAS NOTÍCIAS