Festa de Nossa Senhora da Penha em Atafona
/
Foto: Divulgação/Prefeitura de SJB
“A Festa de Nossa Senhora da Penha em Atafona é singular”. Assim foi definido pelo bispo titular da Diocese de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, o maior evento religioso do município de São João da Barra, cuja 167ª edição começou no último domingo (31) e segue até a próxima segunda-feira (8). Os pontos altos das programações sacra e profana estão previstos para os dois últimos dias, com procissões em terra e mar, missas e shows.
Realizada pela Irmandade de Nossa Senhora da Penha e pela Paróquia São João Batista e Nossa Senhora da Penha, a atual edição da festa tem como tema “Virgem da Penha, Mãe da praia de Atafona, o vosso olhar de misericórdia a nós volvei”. Na visão de Dom Roberto Francisco, essa é uma grande oportunidade para que os fiéis reflitam sobre o avanço do mar, cada vez mais preocupante naquele balneário.
— Queremos vida para toda essa gente que não só curte Atafona, mas vive também da pesca, vive das atividades da praia. Então, se torna necessário que a nossa fé nos leve a compromissos, não só familiares, mas também a transformar, a ter um planejamento para amenizar e reverter o processo — alerta Dom Roberto. — Se esse avanço não for contido, inclusive a própria igreja (Santuário Nossa Senhora da Penha), até 2030, estaria condenada. Temos que pensar nisso. Adevoção à Nossa Senhora da Penha é uma devoção nos dá confiança e nos leva a um comprometimento com a ecologia, com políticas que possam trabalhar junto ao mar, tornando-o um amigo — complementa.
Dom Roberto será justamente o responsável por celebrar a missa campal de segunda-feira, às 10h. No mesmo dia, mas às 17h, haverá a tradicional procissão terrestre, considerada patrimônio cultural imaterial do estado do Rio de Janeiro. Um show do Padre Fábio de Melo marcará o último dia da festa, às 21h30. Antes, já haverá outras atrações, como os shows de Apollo Ramidan, Érika Carvalho e da Banda TB-6, na noite deste sábado (6), e de Rosi Miranda, Michel Teló e Catukaí, no domingo (7), mesmo dia da procissão fluvial. A programação completa dos três últimos dias pode ser conferida no infográfico, incluindo terços, ladainha, oitavário, missas, leilão, alvorada, atividades recreativas e eventos esportivos.
Integrante do Circuito Religioso de São João da Barra, a Festa de Nossa Senhora da Penha tem apoio da Prefeitura e da iniciativa privada.
PROGRAMAÇÃO:
Sábado (6) 8h — Campeonato de supino reto na Academia Braço Forte Musculação 8h — Saída do Trilhão Ciclístico da praia de Grussaí 8h — Corrida Rústica 9h30 — Chegada do Trilhão Ciclístico ao Santuário e bênção aos ciclistas 13h30 — Curso de batismo 14h30 — Batizados15h — Touro mecânico para meninos de até 12 anos 15h15 — Touro mecânico para meninas de até 12 anos 15h30 — Touro mecânico para homens 15h45 — Touro mecânico para mulheres16h — Sobrevoo com a imagem peregrina sobre o município de São João da Barra 16h30 — Guerra de cotonetes para meninos de até 12 anos 16h45 — Guerra de cotonetes para meninas de até 12 anos 17h — Guerra de cotonetes para homens 17h15 — Guerra de cotonetes para mulheres 17h45 — Chegada ao Santuário 18h — Terço e ladainha 18h45 — Sétimo dia do Oitavário da Padroeira 19h30 — Missa celebrada pelo padre Filipe 20h – Projeto Fé e Cultura 22h — Show de Apollo Ramidan 0h — Show de Erika Carvalho 1h — Show da Banda TB-6
Domingo (7) 8h — Saída do Trilhão Nossa Senhora da Penha do Balneário de Atafona 8h — Terço e ladainha 9h — Prova Ciclística da Padroeira 10h — Missa em Ação de Graças pelo Dia da Divina Misericórdia, celebrada pelo padre Michael Bruno Amaral Cunha 11h — Batizados 13h — Cabo de guerra para meninos de até 12 anos 13h30 — Cabo de guerra para meninas de até 12 anos 14h — Pega do pato no Paraíba 15h — Saída da procissão fluvial com participação da Banda União dos Operários 15h30 — Luta sobre o cavalete para homens 16h — Luta sobre o cavalete para mulheres 17h — Chegada da procissão fluvial e coroação 18h30 — Oitavo dia do Oitavário da Padroeira 19h — Missa celebrada pelo padre Raphael 20h — Leilão com várias prendas, com o leiloeiro Osmar da Chamel 22h — Show de Rosi Miranda 0h — Show deMichel Teló 1h — Show de Catukaí
Segunda-feira (8) 0h — Acolhida festiva do dia dedicado à padroeira 5h — Alvorada com a Banda União dos Operários 10h — Missa campal celebrada pelo bispo da Diocese de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz 13h — Concurso de Tarrafa 13h30 — Cabo de guerra para mulheres no Porto da Penha 14h — Cabo de guerra para homens no Porto da Penha 14h30 — Pau de sebo 17h — Procissão terrestre com participação das bandas Novo Dom e União dos Operários 20h30 — Cerimônia de coroação de Nossa Senhora da Penha 21h30 — Show de Padre Fábio de Melo 23h45 — Solenidade da descida do Quadro de Nossa Senhora da Penha