Museu Histórico de Campos continua vulnerável às chuvas
Matheus Berriel 27/03/2024 11:52 - Atualizado em 27/03/2024 12:24
Pela segunda vez em menos de três meses, o Museu Histórico de Campos precisou ser interditado por conta de goteiras e vazamentos após chuvas. A interdição mais recente aconteceu na última segunda-feira (25), quando funcionários do equipamento cultural precisaram secar várias salas afetadas pelos temporais do último final de semana. Uma reforma está prevista para o Solar do Visconde de Araruama, onde funciona o museu, e deve ser iniciada nas próximas semanas.
— Realmente, o Museu Histórico ficou sem condições de receber o público por conta das chuvas. Na segunda-feira (24), a gente encontrou o museu muito molhado. A gente interditou e secou as salas. Algumas visitas de escolas que estavam previstas para terça-feira (26) foram reagendadas para abril — informou a diretora do equipamento, Graziela Escocard.
A interdição anterior aconteceu no dia 10 de janeiro, quando um mutirão foi feito por administradores e funcionários para secar móveis, tapetes e objetos de valor histórico. Na ocasião, os espaços mais afetados foram as salas do segundo piso e o auditório Maria Helena Gomes. No auditório, inclusive, a parte elétrica é a que mais causa preocupação. Salas que guardam itens referentes à história de Benta Pereira e do acervo do Museu Olavo Cardoso também precisaram ser fechadas em janeiro. Ultimamente, passou a ser afetada a sala onde fica o acervo ferroviário da planície goitacá.
No ocorrido desta semana, um vídeo gravado durante a chuva de domingo (24) mostra uma grande quantidade de água caindo no interior do Museu Histórico. Inaugurado em 2012, o equipamento vem enfrentando problemas estruturais ao longo dos últimos anos. Tanto é que já foram feitos alguns reparos, como uma intervenção emergencial em 2021, no início da atual gestão municipal. Acontece que os vazamentos surgiram em maior dimensão a partir das chuvas do último verão.
Desde o início de janeiro, tramita um projeto de reforma do Museu Histórico, considerando prioritárias intervenções no telhado. Após a licitação, foram iniciadas reuniões envolvendo representantes do equipamento e da Instatec Construtora, responsável pela obra. Porém, como o Solar do Visconde de Araruama é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), há necessidade de que um projeto de restauração seja enviado para aprovação. Esse tema foi pauta de uma reunião realizada nessa terça-feira (26). Segundo a Prefeitura, a reforma está orçada em R$ 217.465,03 e terá início nas próximas semanas, com previsão de quatro meses para execução. O custeio será feito pela secretaria municipal de Obras e Infraestrutura.
Nesta quarta-feira (27), o Museu Histórico ficará aberto ao público, inclusive com ações referentes ao 189ª aniversário da elevação de Campos à categoria de cidade. A previsão é de que, a partir de abril, as visitas aconteçam apenas no térreo, ficando o andar superior interditado para a reforma.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS