Bênção marca o aniversário de 46 anos da Folha da Manhã
Dora Paula Paes 08/01/2024 16:13 - Atualizado em 09/01/2024 10:03
Bênção marca a verdade da informação nos 46 anos da Folha da Manhã
Bênção marca a verdade da informação nos 46 anos da Folha da Manhã / Rodrigo Silveira
Um momento de bênção marcou os 46 anos de fundação do Jornal Folha da Manhã, na tarde desta segunda-feira (8). O jornal impresso foi o primeiro passo para a expansão do Grupo Folha, o maior grupo de comunicação do interior fluminense. A celebração do padre Walas Maciel, da paróquia da Igreja São Benedito, reuniu diretores e colaboradores para uma prece, acima de tudo, de agradecimento, nas dependências do jornal. A "verdade" da informação foi o destaque.

De acordo com a diretora-presidente do Grupo Folha, Diva Abreu Barbosa, a data é apenas um marco. "É muito trabalho, muita luta, mas é salutar. Temos as bênçãos da comunidade e da região. É um trabalho sério, profissional e competente. A gente acha que nesses 46 anos, o Grupo Folha contribuiu muito para o desenvolvimento de Campos. Uma imprensa séria, que não se vende, que agrega. A Folha é porta-voz do Norte e Noroeste Fluminense, reconhecida pela grande imprensa", destaca.
Bênção marca a verdade da informação nos 46 anos da Folha da Manhã
Bênção marca a verdade da informação nos 46 anos da Folha da Manhã / Rodrigo Silveira



Diva lembra, para exemplificar o reconhecimento jornal de forma regional e nacional, da capa icônica que antecedeu o jogo do Brasil contra a França, na Copa de 2006, quando a Folha anteviu a disputa gigantesca que ocorreria em campo entre o francês Zinedine Zidane e o brasileiro Ronaldo Fenômeno. "Essa capa foi para a história e apareceu na revista da Associação Nacional dos Jornais (ANJ), da qual a gente faz parte, como uma das 100 melhores capas da imprensa. Então, é isso. A gente está aqui e os olhos do mundo estão em cima da gente", relata.

O cuidado com o leitor, com o assinante e, agora, com leitor da era digital, também precisa ser sério, aponta a diretora-presidente do Grupo Folha. "A gente não pode mentir, ser desonesto com a informação. Nesses 46 anos, nosso compromisso com Campos, a região e o país é da seriedade", salienta.

O padre Walas também pontuou a importância de abençoar a instituição pela data de sua fundação. "É reconhecer a importância da bênção. Reconhecer a verdade do próprio Cristo, Nosso Senhor, ele que foi o primeiro comunicador da palavra de Deus", disse ele, que ainda foi além:

- Quando abençoamos uma instituição destinada à comunicação, a nossa esperança é que ela possa corresponder cada vez mais a função que ela assume com a verdade.
Bênção marca a verdade da informação nos 46 anos da Folha da Manhã
Bênção marca a verdade da informação nos 46 anos da Folha da Manhã / Rodrigo Silveira


O jornal Folha da Manhã nasceu no dia 8 de janeiro de 1978. Com o tempo, o grupo Folha se expandiu para outros meios de comunicação. Sua fundação foi através do jornalista Aluysio Cardoso Barbosa (falecido em 2012), sua mulher Diva e sócios. Diva Abreu sempre destaca que a expansão do Grupo foi porque ela acreditou que poderiam ir além: “Aluysio achava que deveríamos ter focado apenas no jornal, mas eu acreditei na expansão, isso agregou outros veículos, como a Plena TV (canal de televisão a cabo), Inter TV Planície (afiliada da Rede Globo, na TV aberta) e as rádios, a Hits 99,7 FM, em Macaé, e FM 98,3, em Campos.
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS