Matheus Berriel
26/07/2023 09:06 - Atualizado em 26/07/2023 10:16
Residentes da Irmãos da Solidariedade no Cineflix
/
Foto: Rodrigo Silveira
“A mensagem do filme é de que você é suficiente!”. Quem assim definiu “Barbie” foi a atriz Margot Robbie, protagonista da obra, em cartaz nos principais cinemas do Brasil e do exterior. Essa mensagem pôde ser conferida nessa terça-feira (25) por 12 residentes e três profissionais da Associação Irmãos da Solidariedade, que há 35 anos proporciona assistência e acolhimento a pacientes diagnosticados com HIV/Aids em Campos. Por meio de uma parceria com o Grupo Folha de Comunicação, foram disponibilizados ao grupo 15 ingressos gratuitos, além de toda a experiência em torno do filme, incluindo fotos na caixa da boneca mais famosa do mundo. A ação foi idealizada no programa Folha no Ar, da Folha FM 98,3, por ocasião da recente entrevista da presidente da Irmãos da Solidariedade, Fátima Castro, na última quarta-feira (19).
— Acredito muito na socialização. Na instituição, a gente sempre sai com os assistidos para passear, porque é bom para a mente, para o corpo e para a alma — disse a assistente social Renata Melila, assessora de Fátima que acompanhou os residentes durante a ida ao Cineflix, cinema do shopping Avenida 28. — Eles estavam muito animados. Viram o anúncio pela televisão, souberam de toda a repercussão do filme e não viam a hora de assistir. A gente só tem que agradecer pela parceria, porque eles estão muito felizes. Nem dormiram direito à noite por conta do filme — complementou.
Essa animação foi confirmada pela residente Heloísa Cláudia Faria Miranda. Aos 53 anos, ela perdeu a conta sobre há quanto tempo não ia ao cinema. “Estou animada. Vi um comercial na televisão e, quando nos falaram que ganhamos ingresso, nem dormi à noite (risos). Pela manhã fizemos nossas tarefas e já fomos nos arrumar para assistir”, reforçou a residente.
Tamanha expectativa valeu a pena. Enquanto “Barbie” era exibido na telona, Heloísa, que vestia uma blusa majoritariamente rosa para entrar no clima do filme, chegou a esboçar gestos de dança na cadeira, durante a execução de uma música do filme. E quando os créditos subiram, o sorriso não lhe permitia esconder a satisfação: “Foi muito legal!”.
Outro que acabou com a saudade da telona foi o residente Clóvis Geraldo, de 65 anos. “Achei bem legal. Não vinha ao cinema há muitos anos, foi bom ver o filme”, comentou Clóvis. O mesmo valeu para Gerson Tavares Motta, de 60 anos, um dos mais atentos a cada cena do longa-metragem, dirigido por Greta Gerwig. “Achei o filme animado, bonito. Prestei atenção em tudo”, enfatizou Gerson.
Atualmente, a Associação Irmãos da Solidariedade conta com 42 leitos, todos eles ocupados por pessoas soropositivas. Além dos pacientes atendidos na sede, há ainda acompanhamento a pessoas que vivem com suas famílias, mas necessitam de algum tipo de assistência no tratamento. Ao todo, 118 famílias são acompanhadas.
— Toda atenção e carinho, tudo o que a gente puder fazer para ajudar é válido, como empresa e como ser humano. Todo mundo precisa se envolver e se comprometer com esse processo de estender as mãos aos assistidos — afirmou o gerente da Folha FM, Cláudio Nogueira. — É importante todo mundo estar comprometido para proporcionar um pouco de qualidade de vida, um pouco do que a gente tem no dia a dia. Se a gente tem, se os nossos filhos têm, por que não os Irmãos da Solidariedade? Estamos todos juntos nesse barco. Não tem como dividir, temos sempre que somar — finalizou.
Residentes da Irmãos da Solidariedade no Cineflix
/
Foto: Rodrigo Silveira
Residentes da Irmãos da Solidariedade no Cineflix
/
Foto: Rodrigo Silveira
Residentes da Irmãos da Solidariedade no Cineflix
/
Foto: Rodrigo Silveira