Wladimir anuncia parceria com a Ferroport para recuperação do Solar dos Airizes
Éder Souza 09/05/2023 17:55 - Atualizado em 10/05/2023 10:35
 Solar dos Airizes
Solar dos Airizes / Foto: Genilson Pessanha
O prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, anunciou na tarde desta terça-feira (9) que o município fará uma parceria com a empresa Ferroport, do Porto do Açu, para a revitalização do Solar dos Airizes, situado à BR 356, em Martins Lage. O espaço, que é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1940, apresenta sérios problemas estruturais e corre risco de desabamento. De acordo com Wladimir, futuramente, o local sediará um Museu da Energia, do Açúcar, da Cana e do Petróleo.
Segundo o prefeito, que estava visitando o Porto do Açu para tratar de assuntos como empregabilidade e qualificação profissional, a Ferroport demonstrou interesse em ajudar a Prefeitura na restauração. O encontro contou com participação do CEO da Ferroport, Carsten Bonsselmann, e do gerente de operações, Charles Serique.
— Foi uma reunião muito boa, muito produtiva. Estamos fazendo um grupo de trabalho para colocar, de fato, no papel, o projeto e suas etapas, para nos ajudarem, através da Lei de Incentivo à Cultura, com o Imposto de Renda da empresa, para restaurar aquele equipamento tão importante — declarou Wladimir.
Nos últimos anos, a Folha fez diversas matérias denunciando o estado de abandono do Solar dos Airizes. transitou em julgado uma decisão da 3ª Turma Especial do Tribunal Regional Federal da 2º Região (TRF2) para que a Prefeitura fizesse a imediata restauração do prédio, o que ainda não ocorreu. Na ocasião, a Prefeitura alegou que “o processo para realização de intervenções segue os trâmites burocráticos internos para viabilização”.
Desenvolvimento regional também foi discutido no encontro
O prefeito já informou aos dirigentes da Ferroport sobre as medidas que estão sendo adotadas pela Prefeitura de Campos para fomentar o desenvolvimento, aliado à atração de indústrias. “Estamos em entendimento com o Governo do Estado para criar o Segundo Distrito Industrial em Travessão de Campos e, também, Zona Especial de Negócios (ZEN) na Baixada Campista, em localização estratégica para a interface das indústrias com o Porto”, anunciou Wladimir Garotinho.
Encontro foi no Porto do Açu
Encontro foi no Porto do Açu / Foto: Divulgação


Após a apresentação da empresa e acordada criação de uma comissão mista, no Centro de Visitantes, o prefeito, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Mauro Silva, e a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Maria Auxiliadora Freitas, visitaram o Terminal de Operações da Ferroport em companhia de Carsten Bonsselmann, Charles Serique e diretores da empresa.
Veja o vídeo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS