Ponto Final: Lula recebe convite para voltar a Campos
- Atualizado em 10/02/2024 10:36
Ponto Final
Ponto Final / Ilustração
Lula mais perto de Campos
A visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Rio de Janeiro, no último dia 6, pode ter deixado ele mais próximo de voltar a Campos ainda este ano. Isso é o que cogita Gilberto Gomes, assessor da Câmara Federal e secretário de Comunicação do PT goitacá, pelo qual é pré-candidato a vereador, que fez pessoalmente um convite a Lula durante encontro na capital. A informação foi divulgada pelo Blog Opiniões, do Folha1 (confira aqui), que ressaltou também mais investimentos federais ao RJ com a criação de novos Institutos Federais (IFs). Eles terão como referência a experiência exitosa dos campi Centro e Guarus do IFF (Instituto Federal Fluminense) em Campos.

IFFs como referência
Ao comentar sobre o encontro no Rio, Gilberto ressaltou que foi uma oportunidade de levantar a bandeira de Campos, que conta com dois campi do IFF. “E que provam diariamente o acerto dessa política, que será ainda mais fortalecida no Rio de Janeiro a partir de hoje (terça). Lula sabe que somente através da educação podemos transformar, de verdade, a vida do povo brasileiro. Nossa cidade, somente em 2023, recebeu mais de R$ 1,3 bilhão em repasses do Governo Federal. O Brasil está de volta e nós queremos fazer parte dessa mudança, construindo também um novo desenvolvimento para Campos”, apostou Gilberto.

Última visita
O convite de Gilberto a Lula para estar em Campos foi feito em nome do PT goitacá. Sua última visita ao município foi quando era pré-candidato a presidente em 2018, eleição da qual seria impedido de concorrer a partir da sua prisão pela Lava Jato, em 7 de abril daquele ano. Antes, Lula passou por Campos entre 5 e 6 e dezembro de 2017, quando concedeu entrevista exclusiva à Folha da Manhã (confira aqui), que teve imediata repercussão nacional ao ser transmitida, ao vivo, no Facebook do presidenciável. Trechos da entrevista foram repercutidos no Estadão, Folha de São Paulo, Carta Capital, Portal UOL, Gazeta do Povo, Valor Econômico, Jornal do Brasil, Brasil 247 e InfoMoney (confira aqui).
Lembranças
Ao fazer o convite a Lula, Gilberto ouviu dele as lembranças de sua passagem pela planície goitacá, inclusive da entrevista ao Grupo Folha. “Convidei o presidente para visitar Campos. Ele disse se recordar da última em 2017, do comício na Praça do Liceu, da visita ao IFF e da entrevista que deu à Folha. E quer retornar. Coloquei a possibilidade da inauguração dos novos prédios da UFF, que já contou com uma pequena solenidade. Lula pediu para reforçar a possibilidade com (o deputado federal) Lindbergh (Farias, de quem Gilberto é assessor parlamentar) para tentar alinhar”, revelou o jovem petista goitacá.

Bolsonarismo como estímulo
Embora Campos tenha se revelado bolsonarista nos segundos turnos presidenciais de 2018 e 2022, a estratégia nacional de Lula apresentada em 2024 é tentar erodir o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em suas raízes. Como fez na última terça, na cidade do Rio, com o governador Cláudio Castro (PL). Neste sentido, no lugar de impeditivo, o bolsonarismo de Campos seria estímulo a uma nova visita de Lula à cidade. Que também é governada por Wladimir Garotinho, do PP, partido comandado pelo maior opositor real hoje do Lula 3: o presidente da Câmara de Deputados, Arthur Lira.

De volta
A Câmara de Campos terá uma nova mudança na sua composição neste ano de 2024 com a volta do vereador Leon Gomes (PDT), que saiu na última quarta-feira (7), da presidência da Fundação Municipal da Infância e Juventude (FMIJ), conforme publicação em edição suplementar do Diário Oficial. No lugar dele entrará Diego Augusto Rodrigues. Já na Câmara quem sai é o suplente Paulo Arantes (PDT), com Leon assumindo também a vaga dele na CPI da Educação. O Legislativo volta ao trabalho na próxima quarta-feira (14), com as sessões acontecendo na semana seguinte. Para a volta das atividades, também já estão marcadas audiências públicas sobre o transporte e PreviCampos.

À frente
A chegada de Leon à equipe do governo foi anunciada pelo próprio prefeito Wladimir Garotinho (PP) em março do ano passado. Desde então, Leon vinha desenvolvendo função de destaque, inclusive, recentemente, no impasse da Lei Orçamentária Anual (LOA), quando, à frente do Conselho Municipal de Proteção e Defesa da Criança e do Adolescente, encabeçou junto a entidades no Ministério Público a luta pela votação na Câmara e a garantia de repasses no mês de janeiro. Também presidente do diretório do PDT em Campos, Leon já havia anunciado em entrevista no Folha no Ar, da Folha FM 98,3, em outubro do ano passado, que voltaria à Câmara no início de 2024.

Contas aprovadas
Por unanimidade, o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) aprovou nessa quarta-feira (7) as contas de 2022 da prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Francimara Barbosa Lemos. A Câmara Municipal receberá o documento para a apreciação final dos vereadores. “Desde 2017, ano do meu primeiro mandato à frente da Prefeitura de SFI, todas as minhas contas já apreciadas tanto pelo TCE-RJ quanto pela Câmara Municipal foram aprovadas pelos dois órgãos. Essa é a prova incontestável de que estamos no caminho certo”, ressaltou a prefeita, agradecendo a todos de sua equipe.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Rodrigo Gonalves

    [email protected]