TCE aprova contas de 2022 de SJB e Carla Machado reforça confiança em Caputi
Rodrigo Gonçalves 03/01/2024 16:10 - Atualizado em 03/01/2024 16:52
Divulgação
Em sessão extraordinária realizada nesta quarta-feira (3), o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) aprovou, por unanimidade, as contas de 2022 da Prefeitura São João da Barra, nos governos da então prefeita Carla Machado (PT) e sua sucessora Carla Caputi (sem partido). Em abril daquele ano, a vice assumiu (aqui) o lugar de Machado, que renunciou ao comando do município.
O desembargador substituto Marcelo Verdini Maia ficou responsável pela relatoria e logo no início da sessão deu seu parecer pela aprovação (veja aos 12' do vídeo abaixo), ressaltando que já havia indicação do corpo instrutivo do TCE também pelo parecer favorável. Ele disse que cinco ressalvas foram apresentadas, sendo a maioria delas sanadas pelo corpo financeiro da Prefeitura.
Deputada estadual atualmente, Carla Machado falou do compromisso com as contas públicas nos quatro mandatos que esteve à frente da Prefeitura de SJB e ressaltou, ainda sobre a alegria da aprovação e confiança também na gestão de Caputi.  
— Fico feliz! Apesar de eu achar ser essa uma obrigação do governante e ter a tranquilidade, já que sempre governei com lisura e ética. Todas as minhas contas dos 13 anos anteriores (2005/2012 e 2017/2021) também já haviam sido aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado. Eu não esperava diferente em 2022, pois apesar de ter sido prefeita somente no 1º quadrimestre, eu confio na prefeita Carla Caputi. Ela permanece administrando de forma séria e tem um corpo de colaboradores eficiente, e o resultado não poderia ser outro. Tenho a consciência do dever cumprido para com esse município que amo e que me elegeu Prefeita para quatro mandatos— ressaltou Machado.
A prefeita Carla Caputi também se posicionou: “A aprovação de nossas contas por unanimidade demonstra a seriedade e compromisso que temos em fazermos uma gestão eficiente e responsável. Agradeço em especial aos servidores da Fazenda, Controle e Procuradoria pelo empenho e nos ajudar a melhorar cada vez mais a vida dos sanjoanenses”, disse.
Mesmo com a posição do TCE, a decisão final é da Câmara Municipal, onde Caputi reconquistou a maioria perdida por Carla Machado. A desconsideração do parecer Tribunal só seria possível se seis dos nove vereadores de SJB votassem contrários à prefeita. Hoje há apenas dois na oposição.
Veja o vídeo da votação das contas (aos 12'):
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Rodrigo Gonçalves

    [email protected]