Caio Vianna assume vaga de deputado federal
Rodrigo Gonçalves 23/05/2023 17:22 - Atualizado em 23/05/2023 21:44
Reprodução
O político campista Caio Vianna (PSD) tomou posse na Câmara Federal na tarde desta terça-feira (23). Ele assume a vaga de deputado federal no lugar de Daniel Soranz, que foi nomeado para voltar à secretaria de Saúde do Rio desde o dia 4 de maio. Só agora Caio consegue substituí-lo na Câmara Federal, onde chega com sua imagem ainda envolvida em uma polêmica com a mãe do seu filho, após retirar, sem a autorização dela, móveis do apartamento onde ela vive com o bebê. 
Durante a sessão desta terça, Caio fez o juramento de posse e recebeu as boas vindas da mesa diretora da Casa e demais colegas. “Chego a esta Casa representando o meu Estado do Rio de Janeiro e, em especial, Campos dos Goytacazes, cidade onde construí a minha vida. Agradeço primeiramente a Deus por estar vivenciando este momento, aos meus familiares que sempre estiveram ao meu lado nos bons e maus momentos, e aos meus eleitores que me proporcionaram chegar aqui. Ao prefeito Eduardo Paes, meu líder político e do meu partido (PSD) no estado do Rio de Janeiro, que sob seu comando construiu um grupo unido e coeso”, disse Caio, que ainda nesta terça enviou ofícios à Prefeitura e Câmara de Campos colocando o seu mandato à disposição, procedimento que prometeu repetir aos demais municípios do estado do Rio.
Apadrinhado pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), Caio é o terceiro suplente do partido, mas desde o ano passado, logo após as eleições, vem sendo colocado pelo próprio Paes como um nome certo a assumir uma das vagas de deputado federal. Antes de Soranz, o deputado federal Hugo Leal (PSD) também deixou o cargo para assumir a secretaria estadual de Energia e Economia do Mar do Rio de Janeiro, no dia 21 de abril.

Na última eleição, o PSD conseguiu eleger quatro candidatos a deputado federal, que foram, além de Hugo e Soranz, Pedro Paulo e Laura Carneiro. Apesar de Caio ser o terceiro suplente, os outros dois à frente dele são hoje do primeiro escalão do prefeito do Rio de Janeiro, que já falou sobre o seu empenho pessoal para que Caio possa assumir a vaga de deputado federal.


O primeiro suplente é Marcelo Calero, que está no comando da secretaria de Cultura do Rio, enquanto Renan Ferreirinha, o segundo, estava como secretário de Educação de Paes. Calero abriu mão da vaga de Hugo Leal e Renan Ferreirinha foi convocado, assumindo também nesta terça, mas que também não deve ficar por muito tempo, já que retornará à Educação.

Mesmo que como suplente, Caio terá a chance de mostrar, ao assumir a vaga, que pode ser mais que um sobrenome e uma expectativa baseada na trajetória política do pai dele, o ex-prefeito Arnaldo Vianna. Segundo o deputado federal, sua posse é o resultado de uma militância partidária iniciada aos 16 anos. E, principalmente, o trabalho ao lado do seu pai, que passou pela Câmara Federal como parlamentar. “Sinto muito orgulho de estar seguindo o seu legado”, destacou Caio.

“Neste Parlamento irei em busca na construção de um país melhor, mais justo e dedicado ao seu povo. Sobretudo, aos que precisam da assistência do Estado. Mesmo sem um mandato, busquei dar minha contribuição. Agora, com esta oportunidade, vamos transformar esse mandato em um instrumento de transformação na vida das pessoas. Estou chegando em um momento desafiador para o nosso país, estados e cidades que precisam se recuperar economicamente. Aqui, estarei diariamente defendendo os interesses coletivos, travando o bom combate contra as fakes news, desmascarando os caluniadores e sempre defendendo a democracia”, frisou Caio Vianna.
Segundo colocado na disputa a prefeito de Campos em 2020, Caio trocou o PDT pelo PSD na última eleição. Apesar de ter obtido 36.453 votos no total, destes 27.706 como o mais votado em Campos, ele não se elegeu e teve um tímido desempenho nas urnas em Niterói, onde era secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação. Entre os mais 400 mil eleitores, Caio só teve 34 votos.
No último dia 8 de maio, Caio viralizou nas redes sociais por conta de vídeos dele comandando pessoalmente, junto com mãe dele, a ex-vereadora Ilsan Vianna, a mudança na casa da sua ex. A situação acabou parando na delegacia, com a Justiça determinando a devolução dos móveis. O caso ganhou ainda mais repercussão diante de outros comportamentos relatados pela ex-esposa, como o não pagamento de pensão ao filho.
O assunto foi abordado na coluna de Guilherme Amado, hospedada no site Metrópoles. Um dos vídeos mostra Caio incomodado com o fato de estar sendo filmado, enquanto os carregadores colocavam móveis e outros pertences em um caminhão baú. Ele também pegou o celular para registrar quem estava gravando.
A polêmica da mudança estaria relacionada ao fato de Caio ter aproveitado uma suposta viagem da sua ex-esposa para retirar móveis e outros objetos do local.
Em nota na ocasião, Caio afirmou que "trata-se de um assunto familiar, e a retirada de pertences decorreu do pedido de devolução do imóvel, que era alugado. Criaram um contexto que não condiz com a verdade. As providências com relação a difamação e gravação de vídeos sem autorização serão adotadas no momento oportuno", disse.
Desde que separou da esposa, há alguns meses, Caio vem sendo alvo de publicações na rede social.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Rodrigo Gonçalves

    [email protected]