Após nota oficial, Goytacaz recua e adia decisão sobre ausência em competições estaduais
Matheus Berriel 28/02/2024 10:52 - Atualizado em 28/02/2024 12:17
Ao contrário do que o Goytacaz chegou a informar em nota oficial na última sexta-feira (23), ainda não está batido o martelo quanto à não participação na Copa Rio e na Série B1 do Campeonato Estadual nesta temporada. A informação é do presidente do conselho deliberativo alvianil, Rodolfo Laterça, que vincula a possibilidade de o Goyta não pedir licença à Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) ao surgimento de eventuais investidores.
— Esta decisão ainda não foi definida, ainda não foi batido o martelo. Nós vamos aguardar mais uns dias. Temos até o dia 10 (de março) para comunicar à federação. Se aparecer algum investidor... Porque a Prefeitura, infelizmente, eu não posso contar com esse prefeito (Wladimir Garotinho). Ele se declara apaixonado pelo Goytacaz, mas vai ver decisão do Flamengo no Uruguai — criticou Rodolfo Laterça.
Segundo o presidente do conselho deliberativo do Goytacaz, a atual diretoria alvianil investiu cerca de R$ 2 milhões desde o início da gestão, em janeiro de 2022, para pagar dívidas e resolver outras pendências administrativas. Dificuldades financeiras já haviam sido mencionadas na nota oficial de sexta-feira, que também citou erros de arbitragem e fez duras críticas à Ferj.
Consta na nota do Goyta que a decisão — agora incerta — de não disputar as competições estaduais em 2024 surgiu “diante da realidade assustadora dos valores praticados pela Ferj, diante dos péssimos serviços de arbitragem prestados, diante do absurdo sistema de acesso às séries principais, em que apenas um clube de futebol profissional obtém êxito para a Série A2 e para a Série A1”.
Procurada pela Folha, a Ferj confirmou que não houve formalização do pedido de licença do Goytacaz e disse que não vai responder as críticas feitas pelo clube. Também ouvida, a Prefeitura de Campos lembrou ter conseguido patrocínio de R$ 20 mil mensais para o Goyta em 2022, junto à iniciativa privada, mas que os pagamentos eram bloqueados pela Justiça devido a débitos do clube “com diversos credores”.
— A Prefeitura informa ainda que só poderia ajudar de maneira direta caso o clube tivesse suas certidões em dia, o que não é o caso. Infelizmente, alguns ainda não compreenderam que, sem profissionalismo e gestão eficiente, o clube continuará amargando resultados ruins dentro e fora do campo — diz a nota do poder público municipal.
Fundado em 1912, o Goytacaz chegou ao seu pior momento esportivo em 2021, quando foi rebaixado à quarta divisão do Estadual. Vice-campeão da Série B2 no ano seguinte, o clube retornou à terceira divisão, mas não conseguiu um novo acesso no ano passado, permanecendo na Série B1. Caso seja protocolado o pedido de licença este ano, a tendência é que o Goyta seja novamente rebaixado à quarta divisão. O mesmo acontecerá com o Barra da Tijuca, que também disputaria a Copa Rio e a Série B1, mas já oficializou o seu licenciamento.