Campos perde pontos por relacionar jogador de 15 anos e cai para a 5ª divisão do Estadual
Matheus Berriel 08/11/2022 14:05 - Atualizado em 08/11/2022 18:04
Escudo do Campos Atlético na sede do clube
Escudo do Campos Atlético na sede do clube / Foto: Matheus Berriel
Apenas cinco anos após disputar a Série A do Campeonato Estadual pela primeira vez na história — embora não tenha passado da extinta Seletiva na ocasião —, o Campos Atlético está rebaixado à quinta e última divisão. Confirmada nesta terça-feira (8) na classificação da Série B2, a queda deve-se a escalações irregulares de um atleta de 15 anos, que já causaram a perda de sete pontos, tendo ainda um terceiro julgamento nesta quarta (9). O clube recorre das decisões.
O jogador em questão é Marcos Vinicius Rosa de Oliveira, apelidado de Jamelão em listas de jogadores do Roxinho relacionados para cinco partidas na quarta divisão. Apesar de não ter atuado, ele esteve no banco de reservas contra o Búzios, Tigres do Brasil, Barra da Tijuca, Goytacaz e Bonsucesso, da sexta à 10ª rodada. Como nasceu em 18 de novembro de 2006, Jamelão completará 16 anos apenas no final da próxima semana. Sua presença em relações para jogos, portanto, contraria o artigo 44 do Regulamento Geral de Competições da Ferj, que veda, nos campeonatos de profissionais, a participação de atletas amadores com menos de 16 anos.
Dos cinco jogos em que Jamelão ficou no banco, pelo menos três foram denunciados ao Tribunal de Justiça Desportiva do Estado do Rio de Janeiro (TJD-RJ). Nessa segunda-feira (7), por unanimidade de votos, a 5ª Comissão Disciplinar Regional do órgão puniu o Roxinho com os três pontos disputados contra Barra da Tijuca, dia 17 de outubro, em partida que teve vitória do Barra; mais os três pontos disputados contra o Goytacaz, dia 23 de outubro, além do ponto pelo empate por 1 a 1 obtido na ocasião. Foram, ao todo, sete pontos perdidos, já suficientes para colocar o Campos na zona de rebaixamento da Série B2. Como havia encerrado a campanha com 12 pontos, em oitavo lugar, o clube do Parque Leopoldina passou a ter agora cinco pontos, caindo para 10º. Com isso, o Mageense sobe uma posição e se livra da queda.
Nesta quarta-feira, a 7ª Comissão Disciplinar do TJD-RJ ainda julgará o Roxinho pela presença de Jamelão na lista de relacionados para a derrota por 7 a 2 para o Bonsucesso, dia 28 de outubro. Mesmo se for punido com mais três pontos, o clube ficará em 10º, abrindo a zona de rebaixamento. Existe ainda, para o julgamento desta quarta, a denúncia de suposta escalação irregular de um outro atleta, que teria atuado enquanto estava suspenso.
A Folha entrou em contato com o presidente do Campos Atlético, Márcio Reinaldo, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição. Em entrevista à Inter TV, ele disse que já recorreu das decisões de segunda-feira, em que também foram impostas multas de R$ 2 mil por partida, totalizando R$ 4 mil até o momento. O clube foi condenado com defesa ausente.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS