Vitamina B6 e Depressão
Leonardo Gama 28/07/2022 06:04 - Atualizado em 28/07/2022 06:25
De acordo com pesquisadores da Universidade de Reading a suplementação com vitamina B6 pode ter importantes efeitos antidepressivo e ansiolítico. 
A atividade do nosso cérebro depende de um balanço delicado entre substâncias (neurotransmissores) excitatórios, inibitórios e regulatórios. 
O excesso de atividade cerebral está relacionado à depressão e ansiedade, de forma que muitos antidepressivos e ansiolíticos produzem efeito inibitório, enquanto outros alteram a atividade de certos neurotransmissores ligados ao prazer e auto satisfação, como a serotonina.  
Uma dessas substâncias, o GABA (ác. gama amino butírico) tem importante ação inibitória e regulatória no cérebro e a vitamina B6 aumenta a sua produção. 
No estudo em questão, 300 participantes foram divididos em dois grupos: um ingeriu doses altas de vitamina B12 e outro grupo ingeriu vitamina B6.
Após trinta dias, o grupo que usou a B6 relatou importante redução de ansiedade, melhora de humor e produtividade. A B12 não surtiu efeitos. 
O Dr David Field, pesquisador chefe, salienta que as doses usadas no estudo não podem ser alcançadas com alimentos apenas, sendo necessário suplementar a piridoxina (vit. B6) para se chegar a cerca de 50 vezes a dose diária recomendada normalmente (em torno de 1,5 mg/ dia).  
 
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Leonardo Gama

    [email protected]