"Adaptação." é o filme desta quarta (09) no Cineclube Goitacá
08/10/2019 17:52 - Atualizado em 14/10/2019 13:16
Divulgação
O estudante Lucas Guimarães Rodrigues Barbosa levará nesta quarta-feira (09) ao Cineclube Goitacá a comédia dramática “Adaptação.” (Adaptation., 2002), dirigida por Spike Jonze. O roteiro do filme, assinado por Charlie Kaufman, se baseia no livro “O Ladrão de Orquídeas”, de Susan Orlean. A apresentação está marcada para as 19h, na sala 507 do edifício Medical Center, situado à esquina das ruas Conselheiro Otaviano e 13 de Maio, no Centro de Campos. Duração: uma hora e 54 minutos. Entrada gratuita.
Lucas Rodrigues alimentava há algum tempo o desejo de apresentar “Adaptação.” no Cineclube. A vontade surgiu desde que o publicitário Felipe Fernandes, crítico de cinema da Folha da Manhã, exibiu “Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças” (Eternal Sunshine of the Spotless Min, 2004), no último dia 10 de julho.
— Ambos os filmes possuem o mesmo roteirista, e acho que esse filme em particular é um trabalho muito interessante de metalinguagem, além de contar com grandes nomes no elenco como a Meryl Streep e o Nicolas Cage — disse Lucas. — Toda a ideia de ser o roteiro de alguém escrevendo um roteiro já é um ponto interessante, mas ele acrescenta detalhes como o relacionamento do protagonista com o irmão, a história da escritora do livro que está sendo adaptado. Ele também é muito inteligente de forma mais metalinguística, como quando um personagem verbaliza algo sobre o roteiro e isso afeta o resto do filme estruturalmente — pontuou.
Além dos já citados Nicolas Cage, com dois personagens, e Meryl Streep, ambos indicados ao Oscar nas categorias de melhor ator e melhor atriz, respectivamente, também integram o elenco nomes como Chris Coopper, faturou a estatueta de melhor ator coadjuvante, Cara Seymour, Brian Cox, Tilda Swinton, Ron Livingston, Maggie Gylhenhaal, Judy Freer e Bob Yerkes.
— O elenco inteiro é tão bom que é difícil dar um destaque. Mas, se eu tiver que escolher alguém, eu escolho o Nicolas Cage. Ele é um ator que ou é muito bom ou é muito ruim, e acho que nesse filme, até pelo fato de interpretar dois personagens, ele manda muito bem. Além da Meryl Streep, que sempre está muito bem, não importa o que ela faça — disse o apresentador da noite.
O trabalho de Charlie Kaufman também recebeu indicação ao Oscar em melhor roteiro adaptado. (M.B.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS