Rio não adere a programa federal, mas Campos e Miracema vão ter escolares militares
Camilla Silva 01/10/2019 16:11 - Atualizado em 05/10/2019 08:29
O Ministério da Educação informou, nesta terça-feira (1), que 15 estados e o Distrito Federal aderiram ao modelo de escolas cívico-militares proposto pelo governo federal, mas que o Rio de Janeiro não está entre eles. O estado, que já inaugurou duas escolas do modelo militar, uma Volta Redonda e outra em Miguel Pereira, segue a implantação de seu próprio programa que contempla, em nossa região, até o momento, os municípios de Campos e Miracema, segundo informações das secretarias municipais de educação. Nesta terça-feira (1º), segundo o deputado federal Wladimir Garotinho (PSD), a Secretaria de Estado de Educação foi ao antigo prédio da Faculdade de Filosofia de Campos (Fafic) a pedido dele para fazer uma vistoria no imóvel para a implantação do colégio militar em Campos.
O programa federal chegará, em 2020, a 54 escolas, segundo o MEC. O objetivo é selecionar duas instituições de ensino em cada estado. Entre os dias 4 e 11 de outubro, as prefeituras deverão solicitar participação. Podem solicitar a participação, inclusive os municípios em estados que não aderiram ao programa. O investimento do governo será R$ 54 milhões, sendo R$ 1 milhão por escola. O dinheiro será investido no pagamento de pessoal em algumas instituições, com a contratação de militares da reserva das Forças Armadas para trabalho nos estabelecimentos, e na melhoria de infraestrutura, compra de material escolar e reformas, entre outras intervenções. Do programa federal, podem participar escolas que atendem do 6º ao 9º ano do ensino fundamental ou do ensino médio.
Nas unidades onde o projeto estadual já foi iniciado, os colégios funcionam em horário integral e são vinculados ao Corpo de Bombeiros. Pela manhã, os estudantes tem as disciplinas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ministradas nas escolas de Ensino Médio Regular. No contraturno, os alunos apreendem noções de Defesa Civil; Atendimento Pré-Hospitalar (Primeiros Socorros); Prevenção e Combate à Incêndio; entre outros conteúdos. Até o momento, apenas alunos que estão entrando no ensino médio participam desse programa.
A prefeitura de Campos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, informou que já firmou uma parceria desde julho deste ano com o governo do estado para implementar uma escola militar no município, não havendo, desta forma, necessidade de solicitar adesão a uma outra proposta. “Além disso, a prefeitura tem seu próprio modelo de educação integral, que é o Centro Municipal de Educação Integral, o Cemei, que contempla os estudantes em todos os aspectos pedagógicos necessários”, completou. O município disse, ainda, que não está definida qual unidade vai receber o programa.
O secretário de municipal de Miracema, Charles Magalhães, também confirmou que receberá o projeto na unidade Escola Municipal Sonia do Amaral, já em 2020.
A Folha da Manhã entrou em contato com a secretaria estadual de Educação (Seeduc) para mais informações sobre como funcionará o projeto e aguarda resposta.
De acordo com o deputado Wladimir Garotinho, o secretário estadual de Educação pediu sua ajuda para viabilizar a implantação do modelo estadual em Campos. “Minha ajuda foi solicitada pelo secretário de Educação, pois o governo de Campos está há cinco meses para ceder um imóvel. O prédio da antiga Fafic é simbólico e estaremos resolvendo um problema crucial de uma instituição da cidade”, disse.
Já em funcionamento - O governador Wilson Witzel inaugurou, em junho deste ano, os primeiros colégios do Corpo de Bombeiros em Volta Redonda, no Médio Paraíba, e em Miguel Pereira, no Sul Fluminense. As unidades atendem a 120 estudantes e funcionam em horário integral. Na ocasião, o governador afirmou que tem a meta de inaugurar escolas militares em todo o estado. “Estamos dando a oportunidade para aqueles que querem seguir a carreira militar. Aprendi na minha vida militar que alguns dos valores mais importantes são a disciplina, o respeito à hierarquia e o companheirismo. Aqui, o Corpo de Bombeiros vai ensinar valores seculares, exemplos para toda a vida. Tenho certeza de que estamos contribuindo para o futuro do nosso estado e da nação”, disse o governador na ocasião.
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS