Já é Natal no comércio de Campos
Joseli Matias e Ícaro Barbosa 12/10/2019 16:43 - Atualizado em 17/10/2019 14:02
Campanha de Natal é antecipada na tentativa de melhorar as vendas e expectativa é a melhor possível, segundo CDL
Campanha de Natal é antecipada na tentativa de melhorar as vendas e expectativa é a melhor possível, segundo CDL / Genilson Pessanha
Na tentativa de ganhar fôlego, o comércio tem procurado antecipar as vendas de datas comemorativas, chegando a “atropelar” o calendário. Desde o início de outubro, antes mesmo do Dia das Crianças, comemorado ontem, diversas lojas em Campos já ostentavam decoração e produtos natalinos. A expectativa de negócios neste final de ano é a melhor possível, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Campos.
Para o consumidor, apesar da estranheza ao se deparar com árvores de Natal e panetones nas lojas em pleno mês de outubro, a antecipação da campanha é uma oportunidade de se preparar com antecedência para as festas de final de ano, equilibrando as contas.
— Semana passada entrei no supermercado para comprar uns itens para o churrasco de domingo e me surpreendi com uma pilha de panetones em um dos corredores. Fiquei até confusa na hora, porque ainda está muito cedo — contou a estudante Débora de Assis.
A professora Viviane Santos, entretanto, destaca a vantagem de o comércio disponibilizar os produtos típicos das festas de fim de ano com antecedência. “Andando pelo Centro, me deparei com uma loja cheia de árvores de Natal na frente e luzes em seu interior. Confesso que estranhei, mas é uma coisa boa para o cliente, porque podermos fazer as compras de decoração e presentes com calma, dividindo essas contas para não ficar pesado para o bolso”, ressaltou.
— Este ano resolvemos antecipar, para que nosso cliente tenha oportunidade de olhar as opções, escolher e comprar com calma. Aqui na loja, confeccionamos peças diferenciadas, fazemos arranjos e outros enfeites de Natal. Começamos a decorar a frente da loja e já montamos muitas peças para que as pessoas comecem a fazer as encomendas. Tem gente que vê os produtos na loja e se interessa, mas também temos clientes certos, que todo ano nos procuram em busca dos arranjos. E temos peças para todos os gostos e orçamentos, inclusive, preparamos arranjos que são usados no Natal, mas podem ser reaproveitados no resto do ano também — afirmou a proprietária de um armarinho no Centro Danuzia Fadul.
Presidente da CDL-Campos, Orlando Portugal destaca que o empresário se antecipa, com a visão de buscar os consumidores. “A antecipação da campanha está na necessidade de vendas. O comércio inova e busca alternativas para alavancar o ticket médio (indicador de performance de vendas) desde agora. E a expectativa para as vendas de final de ano é a melhor possível, afinal, nós vivemos, nos dias de hoje, de expectativas”, destacou Portugal.
Lojas abrem portas no feriado e fazem boas vendas
As lojas que abriram as portas ontem para as compras de última hora do Dia das Crianças, apesar do feriado de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, registraram boas vendas, como as de brinquedos.
— Graças a Deus, estamos atendendo à demanda neste Dia das Crianças. A clientela está muito satisfeita. E recebemos, inclusive, muita gente que está acostumada a comprar na avenida Pelinca, por ser mais fácil, mas está vindo ao Centro. Qualquer movimento satisfatório, que venda mais, é um prazer de servir. É um prazer estar aqui participando com as crianças. Você vê a alegria na loja, vê como está cheia de gente. Criança brincando, escolhendo, participando e sendo a alegria dos pais. O pai quer fazer o bem da criança e não silenciar diante de uma situação econômica tão grave — afirmou o proprietário de uma loja de brinquedos Alamir Chacur.
Alguns shoppings de Campos também abriram ontem em horário normal para atender à demanda de última hora e outros fizeram um horário diferenciado, abrindo apenas à tarde, devido ao feriado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS