Campanha ainda longe da meta
- Atualizado em 23/05/2018 22:29
Vacina contra a gripe
Vacina contra a gripe / Supcom
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, o vírus da gripe, completou 30 dias nesta quarta-feira (23). Os municípios do interior do Estado ainda não atingiram suas metas e a campanha termina no próximo dia 1º de junho. Em Campos, a meta é imunizar mais de 100 mil pessoas, mas somente 45 mil receberam. Em Macaé a meta também ainda não foi alcançada e Quissamã atingiu 70% do público. Até o final da campanha, devem ser imunizados idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menos de 5 anos, além de trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.
A vacina imuniza contra os vírus H1N1, o H3N2 e o influenza do tipo B Yamagata. Apesar das convocações, a procura ainda está abaixo do esperado, principalmente, para crianças e idosos. A secretaria municipal de Saúde de Campos informou que as salas de vacinação continuam à disposição e a Vigilância Epidemiológica também continua realizando o cadastro de acamados. Para vacinação em casa, o responsável pelo paciente deve comparecer ao órgão, no Centro de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, levando documento de identificação.
— As pessoas com mais de 60 anos devem levar identidade e o cartão do idoso. Quem não está na faixa etária, mas tem uma doença crônica não transmissível deve levar também o laudo com a descrição da doença. No caso das crianças, é imprescindível o cartão de vacina — explicou a assessora chefe da Vigilância, Roberta Lastorina.
Macaé — A meta em Macaé é imunizar 50 mil pessoas do grupo prioritário definido pelo Ministério da Saúde. Até o dia 18 de maio 34 mil pessoas já haviam recebido a vacina contra a gripe, o que corresponde a 68% do público alvo. A vacina está disponível em 31 unidades de saúde que funcionam de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h. A gerente do Programa de Imunização, Luciana Santos, lembra que é importante levar a caderneta de vacinação. Os professores devem comparecer com o crachá ou contracheque, já para os pacientes crônicos, a solicitação do médico.
Em Quissamã — A procura pela vacinação contra a influenza tem ocorrido de maneira tranquila, segundo a assessoria do município. “A vacina está disponível em todas as Unidades de Saúde da Família (USF), Centro de Especialidades, e a secretaria de saúde tem efetuado a vacinação volante nas localidades de difícil acesso. A imunização já atingiu 70% do público-alvo e estamos intensificando as ações até o dia 1º de junho”. (A.N.) (J.R.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS