Para vencer os desafios em 2024
Dora Paula Paes 03/02/2024 08:54 - Atualizado em 03/02/2024 09:05
A partir do dia 5 de fevereiro, a maior parte das escolas de Campos abre oficialmente o calendário de 2024. Alunos em salas de aula e, no contexto, os desafios de cada unidade. A Irmã Lourdes Oliveira, diretora institucional do Colégio João Paulo II, cita o educador e pedagogo, Paulo Freire, “a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”, é difícil que outros educadores discordarem.
Neste momento, que se inicia, a palavra é “acolhimento”, outro ponto destacado pela diretora do Colégio Centro de Estudos, Betina Carvalho Britto. Na tríade da Educação, para Thiago Santana, diretor do Maple Bear Campos dos Goytacazes, qualquer passo é preciso a participação ativa das famílias. “A vivência educacional tem como base prioritária a valorização do humano com foco no protagonismo do aluno, na amizade e nas aquisições no processo de aprendizagem”, diz Pedro Tardelli, diretor do Pensi Alpha.
A Irmã Rosa Idália, diretora geral do Censa, ainda completa que é importante criar memórias afetivas e cidadãos conscientes e responsáveis.
Depoimentos
divulgação
Betina Carvalho Britto - diretora do Colégio Centro de Estudos:“Muitos são os desafios para 2024! Em 2023 conseguimos alcançar muitos objetivos, implementamos a Educação Infantil, emancipamos nosso Ensino Médio para um novo prédio, exclusivamente projetado para receber todos os nosso alunos, e neste ano será implementado a metodologia PB, na qual fará a diferença aumentando ainda mais nossos resultados nos maiores vestibulares do país. Excelência e acolhimento são os nossos diferenciais!”

 
 
Reprodução
Thiago Santana - diretor do Maple Bear Campos: “Para o ano letivo de 2024, estamos entusiasmados em compartilhar as novidades. Estamos expandindo nossa escola para um novo endereço, na Av. Nilo Peçanha. Nossa primeira unidade, na Rua Dr. Lacerda Sobrinho, continuará funcionando com foco nos pequenos. Esse novo passo só é possível graças à participação ativa das famílias, que são parte fundamental dessa comunidade dedicada ao crescimento e formação dos nossos little bears como cidadãos conscientes.”


 
Divulgação
Irmã Lourdes Oliveira - diretora institucional do Colégio João Paulo II: “2024 se apresenta como uma nova possibilidade.Às novas conjunturas figuram-seentre os principais desafios e surgem trazendo mudanças disruptivas e aceleradas, tais como a Inteligência Artificial, impactando com novas formas de ensinar e aprender. A realidade virtual, a inclusão, o prazer de estar na escola, são desafios, e não permitem que nós educadores não vejamos isso! Requerem um ensino híbrido inovador, agregando o desenvolvimento intelectual ao socioemocional do aluno.”

Divulgação
Pedro Tardelli - diretor do Pensi Alpha:“Um dos maiores objetivos do Pensi Alpha é proporcionar conhecimento em conformidade com as metodologias educacionais que propiciem a estimulação das habilidades cognitivas e acadêmicas. A vivência educacional sstem como base a valorização do humano com foco no protagonismo do aluno, na amizade e na excelência das aquisições no processo de aprendizagem. Um dos maiores desafios educacionais encontra-se em proporcionar uma educação qualitativa que faça sentido para o aluno.”


Divulgação
Irmã Rosa Idália Pesca - Diretora Geral do Censa:“No mundo cada vez mais digital e virtual temos um grande cuidado em incentivar a interação interpessoal. Para nós é fundamental valorizar a presença, a escuta, o olho no olho, a particularidade de cada jovem e criança. Não pretendemos substituir ou afastar a tecnologia de suas vidas, mas promover e valorizar os encontros presenciais com comemorações, campanhas e dinâmicas conjuntas que, com certeza, os fortalecerão emocionalmente, criarão memórias afetivas e cidadãos mais conscientes e responsáveis.”
 
Divulgação
Elizabeth Landim - Vice-Diretora do Censa: “O grande desafio na Educação é inovar constantemente na comunicação com os estudantes. São crianças e jovens alfabetizados digitalmente e inseridos no universo virtual que muda a cada dia. É preciso investir na tecnologia, promover aulas criativas e interativas capazes de atingir os objetivos pedagógicos desejados e capacitá-los para as demandas contemporâneas, profissionais, emocionais, espirituais e a humanização do ser.”


ÚLTIMAS NOTÍCIAS