Idosos com mais de 80 anos têm prioridade especial em UPA's estaduais
- Atualizado em 15/07/2023 09:19
Medida beneficia idosos com mais de 80 anos
Medida beneficia idosos com mais de 80 anos / Reprodução
Desde o final de junho, pacientes acima de 80 anos de idade têm atendimento prioritário especial nas Unidades de Pronto Atendimento 24h (Upas) do Estado do Rio de Janeiro. Adotada pelo secretário estadual de Saúde, Dr. Luizinho, a medida foi publicada na edição de 30 de junho do Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro.
De acordo com a Resolução SES-RJ nº 3113, as Upas geridas pela secretaria estadual de Saúde e pela Fundação Saúde darão preferência aos idosos com 80 anos ou mais em relação aos outros idosos. Os fluxos serão ajustados para atender à demanda.
— Com o aumento da expectativa de vida no Brasil e no estado do Rio de Janeiro, precisamos ter um olhar diferenciado para os idosos. É uma população mais vulnerável e que precisa de atenção especial — disse Dr. Luizinho.
— O avanço da medicina, a descoberta de novos medicamentos e a conscientização sobre a importância de hábitos saudáveis têm contribuído para que o número de idosos cresça. A tendência é que a população viva cada vez mais — enfatizou Dr. Luizinho.
Proporcionalmente, o Rio de Janeiro é o estado com mais idosos no Brasil. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os idosos representam 19,1% da população fluminense, enquanto na média nacional são 14,7%.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS