Canais da Baixada Campista recebem operação de limpeza
03/04/2024 18:41 - Atualizado em 03/04/2024 18:41
 
Em função dos impactos causados pelas fortes chuvas que atingiram Campos nos últimos dias 22, 23 e 24, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, está realizando uma grande ação de limpeza dos canais e pontes da Baixada Campista. Algumas localidades, como Olhos D´Água, Pitangueiras e Palacete, ficaram alagadas, levando a uma efetiva atuação das equipes da secretaria, em parceria com a Associação Norte Fluminense dos Plantadores de Cana (Asflucan) e com a Cooperativa Agroindustrial do Estado do Rio de Janeiro (Coagro).
Desde o dia 25 de março, quatro máquinas têm atuado na desobstrução dos canais de São Bento, na localidade de Palacete, das comportas do Terminal Pesqueiro e nas pontes de Barra do Jacaré e Pitangueiras, segundo o diretor de Pesca e Aquicultura da secretaria de Agricultura, Eduardo Alves.
Em relação às pontes, ele disse que os trabalhos estão concentrados na retirada da vegetação dos pilares, que impede a drenagem da água pelos canais. “O mato acaba retendo a água e os canais transbordam”, acrescentou.
A ação de limpeza dos canais é contínua. “Desde que o prefeito Wladimir Garotinho criou a Comissão Municipal de Recursos Hídricos, as equipes têm atuado em vários lugares ao mesmo tempo. A medida visa manter livres os cursos d’água, reduzindo, assim, os riscos de alagamentos em períodos chuvosos. O que ocorreu na Baixada Campista se deu em virtude do grande volume de água em um curto período. Naquele final de semana choveu 350 milímetros em 48h”, disse Eduardo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS