Morre o campista e pesquisador da Fiocruz Marciano Viana Paes
Folha1 - Atualizado em 12/02/2021 19:22
O campista e pesquisador Marciano Viana Paes morreu, na manhã desta sexta-feira (12), vítima da Covid-19. O comunicado do falecimento foi feito pela diretoria do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), onde Marciano atuava no Laboratório Interdisciplinar de Pesquisas Médicas do Instituto. 
O pesquisador, que atuava no IOC desde o final da década de 1990, possuía larga experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Virologia. Recentemente, dedicava-se à implantação do Biotério NB-3, no Instituto, para experimentação animal direcionada aos estudos do SARS-CoV-2, vírus causador da Covid-19.

Marciano também teve intensa participação em estudos clínicos, sorológicos e virológicos dos casos de gestantes infectadas com Zika e chikungunya. O enfoque destas pesquisas estava na avaliação histopatológica e detecção viral e de citocinas e mediadores inflamatórios na placenta.

Em nota, o instituto escreveu "a Diretoria agradece todas as contribuições do cientista ao Instituto e à saúde pública, e se solidariza a seus familiares e colegas de trabalho".

ÚLTIMAS NOTÍCIAS